Resenha: Eleanor & Park

by - quarta-feira, março 26, 2014

Autora: Rainbow Rowell
Páginas: 327
Ano: 2014
Editora: Novo Século

Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

Escrevo nesse blog há alguns anos (mais de dois, para ser mais exata) então estou sempre escrevendo resenhas, porém tem alguns livros que se tornam mais desafiantes nessa tarefa, pois te arrebatam de uma forma tão intensa ficando difícil encontrar palavras e escrever um texto que se torne o mais fiel e próximo possível do que senti com a leitura. E foi assim com Eleanor & Park, eu fiquei tão extasiada e sem palavras quando terminei a leitura, que escrever esta resenha foi (está sendo) um bom desafio, pois toda vez que penso nele só consigo dizer: "este livro é incrível!".

Sabe aqueles personagens que te cativam logo de cara? Para mim foi assim com Eleanor e Park, suas personalidades são pulsantes, apaixonantes e pode parecer clichê o que escreverei agora, mas sim, você realmente se sente dentro do livro, como se estivéssemos ali dentro vendo tudo de pertinho. São personagens que mesmo depois que você fecha o livro não deixa de pensar neles, de lembrar, porque eles são tão reais, e se completam de uma forma maravilhosa.

Quanta nostalgia me bateu durante a leitura, lembranças de como é sentir o primeiro amor, a ansiedade, o nascimento de uma paixonite, e o prazer da descoberta.  Mas não pense que Roweel escreve uma história melosa ou algo do gênero, ao contrário, o romance de Eleanor e Park não contém idealizações, é puro e dolorosamente real, como em nossas vidas. Prepare-se para se envolver, suspirar e se apaixonar página por página por essa história de amor imperfeita e deliciosa.

"Assim que a tocou perguntou-se como aguentara tanto tempo sem fazê-lo."

"Ele sabe que vou gostar de uma canção antes mesmo de eu tê-la ouvido. Ele ri das minhas piadas antes mesmo que eu chegue ao final. Tem um lugar no peito dele, logo abaixo da garganta, que me faz querer deixá-lo abrir portas para mim"

A narrativa é em terceira pessoa e o foco recai tanto em Park quanto em Eleanor, assim entendemos o que se passa com cada um, conhecendo-os a fundo e os entendendo. Há muito diálogo, o que deixa a leitura mais dinâmica, interativa e ainda mais gostosa, eles são ótimos, flui com naturalidade, a gente percebe que não tem nada forçado, é como se os personagens tomassem conta da história e seguissem seus próprios rumos independentes do autor.

O enredo composto por Rowell é brilhante, sua escrita sincera tem um equilíbrio perfeito de humor e originalidade. No desfecho vários itens secundários se unem perfeitamente, e o destino que a autora toma para seus personagens te deixa sem palavras, sem reação, sabe aqueles livros que te reservam surpresas até mesmo na última linha? Pois bem, este é assim. Quando terminei a leitura em minha cabeça passou um mar de possibilidades e fez desejar desesperadamente que o livro tivesse uma continuação. Eu preciso de mais Eleanor e Park, me apaixonei por eles e agora não consigo deixa-los.

Eleanor & Park é um livro de personalidade, que fala sobre diferenças e a beleza do primeiro amor. Tenho quedas por obras que trazem música junto a literatura, e o toque geek me fez amá-lo ainda mais. Recomendo muito a leitura, sério, de uma chance a este livro e, por favor, leia! Ele é tão intenso, assim como Eleanor e Park você se sente a deliciosa sensação de estar se apaixonando, só que dessa vez por um livro simplesmente inesquecível, que cada capítulo se mostra como uma nova descoberta, deixando aquele frio na barriga sobre o que Rowell estaria preparando a seguir. Volte para a década de 80 e embarque numa leitura com um clima nostálgico, de sensações únicas e com uma trilha sonora perfeita.

Leia também

19 comentários

  1. Daiane, eu nem tinha muito interesse no livro, mas pelo seu comentário na resenha ele merece uma super chance.
    Beijinhos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu achei a capa do livro muito bonitinha, mais ele não me chamou muita atenção, quando eu lia a sinopse dele me fez lembra do filme “Um Amor Para Recordar” pode ate ser que não tenha nada haver o livro com o filme, mais ainda sim me fez lebre desse filme, eu gostei muito da sua resenha pois ela ajuda a gente a mudar de opinião sobre o livro, a sua resenha me fez muda de opinião logo sobre o livro, então eu vou da uma chance para ele, ele não vai ser uma das minhas primeiras leituras mais eu pretendo lê-lo logo, ele me parece ser um livro bem leve, mais pelo o que você disse ele é puro e dolorosamente real, como em nossas vidas, será que devo prepara uma caixinha de lenços para quando as lagrimas começarem a cair( rsrsrsrs).

    ResponderExcluir
  3. cara a capa desse livro é mega bonitinho
    fiquei doida por ele não é de agora!

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  4. Oi Dai,
    Essa é a segunda resenha que leio do livro, e penso: tenho que ler esse livro urgente!!!
    Gostei muito da resenha e estou doida para conhecer Eleanor & Park, mesmo sem ler já sei que eles são personagens incríveis, mas confesso que estou "com medo" ainda mais depois de ler que o final é surpreendente, eu sofro com personagens "adolescentes/jovens". Mas em breve irei ler, pois a cada resenha que leio a curiosidade e a vontade se intensifica mais ainda.
    Parabéns pela ótima resenha.

    Beijos!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. estou com medo de ler este livro. é, medo mesmo, porque todas as resenhas que li dele foram mega positivas.
    eu já tinha me interessado por ele logo que li a sinopse, e agora, depois de tantos comentários positivos, acho que vou acabar me decepcionando por causa de tanta expectativa. espero que não né, mas isso é normal acontecer... =/
    este livro tem tudo para conquistar meu coração ♥ ;~~

    ResponderExcluir
  6. esse é um daqueles livros que cativa à primeira vista, sua simplicidade em meio a uma ostentação de cores e efeitos ao qual ja nos acostumamos nos mostra o quanto a beleza pode estar no simples.
    falando da história em sim, como não se apaixonar por personagens tão reais que mesmo em meio a dificuldade da adolescência encontram paz e salvação na companhia um do outro? acredito que esse enredo gracinha nos conte mais do que uma história jovial, nos mostra o quanto as aparências enganam, Eleonor é tida como esquisita, Park o perfeitinho, mas até onde isso é real?.

    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Acho tão linda a capa, que apesar de ser simples é muito fofa ^-^
    Adoro livros assim, pra falar a verdade a primeira vez que vi a sinopse, nem quis saber do livro, mas depois de ler muitas resenhas positivas estou morrendo de vontade de ler...

    ResponderExcluir
  8. Oie Day acho esse livro tão fofo, tenho muita vontade de ler ele, porque essa capa é linda, a sinopse encantadora e até só tenho visto resenhas delirantes como a sua. rsrs Realmente tem livros que nós amamos tanto que se torna até difícil resenhá-los. Acredito que esse romance nos consegue fazer lembrar do primeiro amor, do inicio da adolescência, da época em que suspirávamos ao lembrar daquela pessoa tão especial, que normalmente era um colega de sala... heheheheh Enfim eu amei a premissa do livro, o fato dele ser tocante, de conseguirmos adentrar o mundo dos personagens!!! Sua resenha ficou maravilhosa flor!!

    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  9. Quando vi a capa Dai, achei que seria mais um livro para meninos e meninas de doze anos, porque o tom rosa e as cores pastéis são típicas dessa fase adolescente, mas quando vi falar de amor geek achei mega legal, cria um certo roteiro diferenciado, até as músicas achei mega interessantes, tipo colocar the cure para eles como música de romance achei fofo e divertido.

    ResponderExcluir
  10. Oi Dai, é a primeira vez que estou lendo a sinopse desse livro. Já tinha visto a capa por ai mas ela não me chamou atenção, acho que se eu não tivesse lido essa sua resenha, certeza que ele ia passar batido. Mas, agora é impossível não querer ler esse livro urgentemente depois dessa sua indicação mega positiva.
    Também amo livros que de alguma forma envolvam musica, certeza que vou amar esse. E espero conseguir lê-lo em breve!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Acho que as resenhas mais difíceis de serem escritas são dos livros que você gosta muito.
    Eu adorei a sua resenha! Sempre tive vontade de ler o livro e amo romances, ainda mais um tão elogiado! Sem contar que AMO, ABSOLUTAMENTE AMO os anos 80 <3.
    Também acho que me sentirei nostálgica lendo.

    ResponderExcluir
  12. Apesar de achar simpático o tema do livro, não é um enredo que me interesse no momento.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  13. Parem o mundo. E&P é novo queridinho do momento (João Verde, fique esperto!). A atriz de uma série dos EUA leu e postou há alguns meses e meus olhinhos já brilharam, ela gostou e por lá já é o um fenômeno!

    ResponderExcluir
  14. Oieee =)
    essa capa é tão singela e bonita, li poucas resenhas desse livro, acredito que seja a segunda, e owwww, gostei tanto das tuas palavras e proposta do livro, que preciso dele, vou ver se consigo troca no skoob, e espero ficar extasiada como vc.
    Beliscões da Máh ♥
    Blog |Instagram |Twitter

    ResponderExcluir
  15. Eu estou super precisando ler uma história de amor agora! Eu vi essa capa e eu já gostei, e foi só começar a ler pra eu gostar ainda mais. Parece ser mesmo uma história que eu vá ficar uns bons três dias sem conseguir ler nada só pensando nesse livro quando eu terminar! E gostei que o ponto de vista muda entre eles, po nto positivo (para mim). Entrou pra listinha :)[e eu vi a foto do kit/camisa/marcadores no instaram e derreti!! ahhh]

    ResponderExcluir
  16. Quero muito ler esse livro *u* Ele parece ser super fofo, e bem romântico!
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  17. Nossa que fofinho!! Adorei saber que o livro fala sobre primeiro amor dessa forma tão cativante. Com certeza vou ler.

    ResponderExcluir
  18. Que tudo esse livro! Eu já queria ler antes, agora então... A cada resenha que leio dele aumenta minha vontade. Estou mesmo precisando ler um romance bem fofo, esse parece ser o ideal.

    ResponderExcluir
  19. Acho que esse livro deve ser tão bonitinho... sério.
    Eu preciso ler um romance MUITO BOM... ultimamente estou me decepcionando, e quero um que me faça me apaixonar =)

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011