Resenha: Enfeitiçadas

by - segunda-feira, março 10, 2014

Autora: Jessica Spotswood
Páginas: 271
Ano: 2013
Editora: Arqueiro

Sinopse: Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido?
Prepare-se para se encantar com os jovens pretendentes de Cate, abominar o ódio e a repulsa que os Irmãos dedicam a meninas e mulheres, e aguardar ansiosamente pela sequência de As Crônicas das Irmãs Bruxas.

Enfeitiçadas, de Jessica Spotswood, é o primeiro livro da série "As crônicas das irmãs Bruxas". Nele conhecemos Cate, que perdeu sua mãe cedo, e assim passou a cuidar de suas duas irmãs mais novas. Elas são bruxas, e Cate tenta sempre agir com cautela, protegendo e fazendo com que suas irmãs sejam cuidadosas para não despertarem a curiosidade dos Irmãos, que eram responsáveis por caçar as bruxas. Estas quando pega eram levadas para o Hospício de Harwood, ou fariam serviços forçados em navios como escravas. Naquela época as mulheres deveriam ser submissas a Deus e a seus maridos, com quase nenhum direito.

Logo Cate completaria dezessete anos e deveria passar pela Cerimônia de Intenção, escolhendo se ficaria ao lado da Irmandade, se comprometendo com sua causa, ou se casaria. Aqui surge um triângulo amoroso, com Cate tendo seu coração divido entre Paul, um amigo de infância que volta para cidade e Finn, o jardineiro. Até que ela descobre uma antiga profecia, que a envolve e também suas irmãs. Cate quer protegê-las, ao mesmo tempo em que grandes decisões pesam em suas mãos, e o que decidir afetará não somente seu destino, mas também dos demais ao seu redor.

A primeira vez que vi esse livro, logo me animei para lê-lo e entrou para meus desejados. Li poucos livros até agora com a temática de bruxas, e esse me encantava ainda mais por se passar no final do século XIX. Porém quando comecei a leitura demorei a me envolver, eu conseguia visualizar as cenas perfeitamente, mas a narrativa em primeira pessoa por Cate, principalmente nos primeiros capítulos, era mais arrastada. A história me prendeu um pouco mais depois da descoberta da profecia, quando comecei a ficar mais curiosa, mas esperava que fluísse mais.

"Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror." 

Percebe-se que a autora trabalhou muito sobre a questão da família, e também sobre a sociedade da época e como a mulher era tratada, o incrível é perceber que mesmo depois de tanto tempo algumas coisas ainda existam. Eu não sabia muito bem como me sentir sobre Cate, em alguns momentos a entendia, no lugar dela também faríamos o mesmo para proteger a quem amamos e nisso a compreendi, em outros sentia que ela era um pouco sufocante e até mesmo entediante. Os personagens secundários foram bem compostos, Maura, Tess, Paul, e Finn, que se mostrou tão fofo, me encantei por ele.

O enredo de fato chama a atenção, é interessante, mas a narrativa por vezes lenta tira um pouco o encanto, acredito que se fosse em terceira pessoa talvez me prendesse mais. Às vezes sentia que a história melhorava, mas nada muito surpreendente, algumas pontas ficaram soltas e me deixaram curiosa para o segundo. O espaço e os detalhes da época foram primorosamente trabalhados. Spotwood escreve bem, a história tinha tudo para ser ainda melhor, mas pecou em algumas coisas.

A diagramação está belíssima, impecável, assim como a boa revisão. Com o desfecho deste fiquei curiosa para ler a continuação, mas espero sinceramente que a autora dê mais ritmo à história e que me cative mais. Mesmo assim valeu a pena ler, foi menos que eu esperava, porém Enfeitiçadas tem um charme próprio, algo que ainda assim atrai para suas páginas. Recomendo a leitura para fãs do gênero, o livro até que é bom, mas tem que ter um pouco de paciência na hora da leitura.

Leia também

20 comentários

  1. Quando vi a capa desse livro fique apaixonada por ele logo de cara, mais quando eu li a sinopse dele fique com um pé atrás sobre ele não que eu não goste do gênero que propõe, mias sim porque eu nunca tinha lido nada assim antes, nunca li nada digamos assim "sobrenatural", e nunca me arrisque a ler algo do tipo, mais quando percebi, a sinopse já avia me encantado, eu já estava louca para lê-lo, mais depois de mais uma resenha falando não muito bem do livro, eu meio que já to desistindo dele e quase colocando ele nas minhas leituras de final de ano.

    ResponderExcluir
  2. Oii Dai, tudo bem?
    Então quando Enfeitiçadas foi lançado eu achei a capa lindaaa, mas optei por um outro lançamento da editora na época, e foi uma ótima escolha que fiz. Comecei a ver alguns comentários sobre o livro e fui percebendo que o conteúdo não estava a altura de sua capa, mas mesmo assim eu quero ler ele e tirar minhas próprias conclusões. Sinto que muitos livros seriam melhores senão fosse narrado em 1ª pessoa, talvez na 3ª iria conquistar mais os leitores. Vou esperar para ler o meu e ver o que acho, pela capa realmente vale a pena tê-lo na estante rsrs. Obrigada pela resenha sincera.

    Beijos!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ah, me encantei por Finn também! rsrs
    Também estou esperando ansiosamente o segundo livro, espero que dê um up na história! Eu acredito que ela pode ter mais, muito mais.
    :))
    Gabbe,
    http://www.garotaselivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Não me animei muito não, confesso, mas fiquei curiosa com a história da profecia, talvez eu acabe achando a primeira parte do livro mais arrastada também se eu for ler, mas pelo menos eu sei que eu não pararia de ler até eu estar por dentro do que está acontecendo! É uma pena que é uma série, nesse momento estou dando uma parada porque eu acabo me apegando muito a elas e fico sem ler outros livros pra poder comprar as continuações!! mas quem sabe quando eu tiver uma oportunidade!!

    ResponderExcluir
  5. oie Dai, tudo bem?
    como você li poucos livros sobre bruxas alguns bons e outros ruins... fico com pena das bruxinhas, pois imagino a situação difícil delas, a sociedade conservadora e autoritária mas pela leitura arrastada não sei se leria
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. admito que não li nenhum livro até hoje com trama relacionada a bruxas, até porque não é um tema que me agrade muito. vi algumas resenhas do livro e fiquei curiosa para ler e descobrir qual o segredo de tanto sucesso que a autora está fazendo com esta série hahaha
    este lado mais de época que a autora abordou no livro me interessa, parece dar um quê diferente ao livro, e acho que é por isso que quero ler hahahaa
    vou tentar conferir logo para tirar minhas conclusões :D

    ResponderExcluir
  7. Logo quando todos os parceiros começaram a receber junto com aquele chapéu maravilhoso eu fiquei me roendo por não ser uma parceira, queria a todo custo esse livro e saí desesperada para participar de sorteios. Nunca ganhei mas já está listado para compra! *(falt aé dinheiro viu?)

    ResponderExcluir
  8. Oi, td bom?

    Eu me apaixonei desde que vi essa capa, ainda não tive a oportunidade de ler. Sobre o que vc falou, de escrita em terceira pessoa, eu concordo. Tenho grande dificuldade com livros escritos em primeira pessoa, só não sei o por quê! haha

    Beijos
    http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. A temática bruxas, assim como com você, me atraiu de vez para o livro, sem contar essa capa belíssima <3.
    É bom saber que apesar do livro ser de época ele tem as informações corretas, além de ser bem cituado. Fiquei mais curiosa ainda sobre a obra!

    ResponderExcluir
  10. Oie Daiane!!! Estou louca pra ler esse livro, a capa dele é simplesmente linda e a sinopse encantadora. Amei o fato de se passar no século XIX e misturar romance, com reflexões sobre família e magia. Já vi em várias resenhas o pessoal comentar que realmente a narrativa é um pouco lenta, mas estou crendo piamente que vai ser só nesse primeiro livro, já que é uma série, porque normalmente o primeiro livro de uma serie é mais arrastado e descritivo. Aaah Day eu sou diferente, prefiro livros narrados em 1ª pessoa, assim posso compreender melhor os sentimentos e pensamentos dos personagens! hehehe Ansiosa pra conhecer a história da Cate!!! beijos!


    Meu Diário

    ResponderExcluir
  11. Faz tempo que estou querendo ler esse livro ,mas sempre que vou comprar acho um que eu quero mais , mas quando der vou comprar...

    ResponderExcluir
  12. Estou com vontade de ler esse livro, amo o gênero, a capa é linda e a sinopse é interessante!
    Mas o problema, é que as pessoas estão dizendo que tem que ter um pouco de paciência mesmo, e eu não tenho muita paciência..rs
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  13. Todas as resenhas que eu leio, sempre batem na mesma tecla, de que a história é um pouco arrastada no começo. Devido a isso, fico receosa em não gostar do livro, mas devo confessa que amei a capa, e tenho curiosidade em realizar esta leitura, pois gosto bastante de histórias que tenham bruxas, devido a isso fico ansiosa pra conferir, espero gostar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Fiquei apaixonada pela capa e corri comprar o meu. Ainda não comecei a ler, mas agora fiquei com um pé atrás, narrativas lentas costumam me cansar e desanimar... Tomara que eu goste um pouco mais da leitura!

    ResponderExcluir
  15. Achei a capa desse livro linda, mas o enredo não me animou. Também não sou muito fã desse gênero.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. OI Daiane, este é um daqueles livros que de início apesar de ter adorado a capa, o enredo não tinha me interessado. Foi só depois que comecei a ler as resenhas que saíram dele, a sua inclusive, que me interessei pelo livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  17. É quase unânime a atração que todos sentimos por essa capa! Esse universo de fantasia me encanta e um romance que soa fofo, bruxas algumas surpresas no decorrer da leitura são a receita para me conquistar!

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho muita vontade de ler Enfeitiçadas (apesar que agora estou um pouco menos entusiasmada) mas mesmo assim pretendo ler o quanto antes

    ResponderExcluir
  19. Eu quero muito ler =)
    E acho quando queremos muito um livro, nem ligamos para as coisas negativas dele, né? rsrs Pois é...

    ResponderExcluir
  20. Eu quero muito ler =)
    E acho quando queremos muito um livro, nem ligamos para as coisas negativas dele, né? rsrs Pois é...

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011