Resenha: Tempo de Cerejas

by - sábado, março 15, 2014

Autora: Camille Tomaz Labanca
Páginas: 77
Ano: 2014
Editora: Kindle Edition

Sinopse: A vida não foi sutil com Melissa e o segredo que ela guarda é o mesmo que a mata. Ao entrar em uma prestigiada universidade do Rio de Janeiro para cursar jornalismo, ela conhece Lucas, que logo estabelece um objetivo: conhecê-la melhor, a ponto de descobrir todos os detalhes que a assustam, animam e fazem dela quem ela é. Se Melissa vai estar pronta para deixá-lo entrar, bom, essa é outra questão... E ninguém disse que ele desiste facilmente.



Em Tempo de Cerejas de Camille Tomaz Labanca, conhecemos Melissa, que aos quinze anos passou por um momento muito difícil, uma experiência traumática que lhe deixou profundas marcas. Anos depois, cursando jornalismo na UFRJ, ela conhece Lucas, um rapaz simpático, divertido, amigo, pelo qual logo se aproxima. Ele a deseja conhecer melhor, mas até que ponto Melissa poderá deixá-lo se aproximar? E como confiar em alguém novamente depois de tudo que ela passou? Será ele capaz de curar a dor de Melissa e enterrar seu passado de vez?

Essa é a primeira obra que leio da Camille, logo que comecei Tempos de Cerejas senti que seria uma história especial. Melissa é uma personagem meiga, que o leitor consegue se aproximar e entender, a dor pela qual teve de passar é terrível, dolorosa e, com certeza, traumatizante. Lucas foi um personagem palpável, ele é carinhoso e principalmente, paciente, conquistando aos poucos e com muito carinho o coração de Melissa, mostrando a ela que o amor pode sim curar e cicatrizar as piores feridas.

"(...) O coração dela batendo contra ele foi a música que ele precisava para descansar. Ele a amava. Não precisava de meses, nem anos para saber disso."

As cenas iniciais foram intensas, deixando-nos com o coração apertado. Nos capítulos seguintes é retratado como Melissa foi derrubando aos poucos cada barreira, a construção da relação de confiança em Lucas até a rendição do seu coração e entrega ao romance. Seus medos e dúvidas nos soam reais e são totalmente compreensíveis. Camille soube como trabalhar todos esses itens com uma suavidade iminente em sua escrita, conseguindo transmitir toda a carga de emoção e intensidade das cenas de um jeito leve e ao mesmo tempo tocante. Nada foi forçado, as ações e todos os sentimentos nasceram com visível naturalidade.

O livro é curtinho, quando vi já o tinha terminando, mas a delicadeza com que a história foi contada e sua essência o torna único e inesquecível. O enredo foi bem composto, sem pontas soltas e muito bem desenvolvido. Cada capítulo inicia com um trecho de uma música, criando uma harmonia perfeita entre os versos e o texto que se seguia. Confesso que tenho quedas por livros que trazem músicas nos capítulos, e adorei a seleção que a autora fez, algumas já estavam em minha playlist e outras foram acrescentadas rsrs.

Tempo de Cerejas é um livro que usa da sensibilidade tanto na composição dos sentimentos quanto em sua estrutura narrativa, passando uma mensagem linda de amor, recomeço e força. Não imaginava que em poucas páginas encontraria uma história tão profunda e ao mesmo tempo sensível. Foi uma leitura meiga, fofa e que deixou um gostinho de quero mais. Camille conseguiu me proporcionar reflexão e também muita emoção. Recomendo a leitura com certeza!  

Leia também

18 comentários

  1. Parece aqueles livros pra vc ler quando está com depressão pós livro (rsrsrs)
    Parece um livro bem legal.

    ResponderExcluir
  2. Ache a sinopse bem simples, a capa é bem bonitinha, gostei da sua resenha mais o livro não me encantou muito, talvez eu chegue a lê-lo, mais não agora, tenho tantos livros para ler que já to surtando aqui kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Oi, td certo?

    Adorei a sinopse e fiquei curiosa para saber o que é que aconteceu haha

    Bjs
    http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que lindo, achei que sua resenha teve muita delicadeza e muita sutilidade, nos dando apenas o necessário para querermos ler o livro sem muita especulação ou sem muitas falas expectativas. Acredita que quando vi o título achei que se tratava de mais um livro HOT/ERÓTICO??? as pessoas costumam ligar as cerejas ao sexo não sei porque!!!!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da sinopse do livro, e já fiquei super curiosa pra saber oque aconteceu. Gostaria de saber se esse livro tem formato físico ou é apenas no e-book.

    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  6. Gostei do "conjunto"; de ser um livro curtinho, uma história que me parece ser bem real, da playlist dos capítulos e o fato de eu ter ficado curiosa já lendo o título do livro. Fiquei com vontade de saber que barreirais a personagem tem que derrubar e como ela vai fazer isso. Super leria!

    ResponderExcluir
  7. queria tanto que esses livros fossem físicos, tenho muita dificuldade com o e-book!
    parece aquelas histórias que cativam assim de cara!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Adriana, mais um que não me interessou totalmente.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. parece ser uma história maravilhosa. não conhecia o livro ainda, mas como sou fã desses livros mais tristes assim, fiquei curiosa! :P
    não tem ele em versão física ainda? ;~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Rayme, este é somente na versão e-book ainda... :)

      Excluir
  10. AInda não tinha visto falar dessa obra, mas ela parece ser linda e emocionante Achei interessante o fato da Mellissa ser uma garota que sofreu muito mas que consegue ir superando isso aos poucos, acho tão bom quando leio um livro e consigo compreender perfeitamente a personagem, aliás até consigo sentir o que ela sente, a história fica outro nível, rsrsrsrs. O Lucas parece ser um fofo ♥. amei a capa e fiquei super curiosa pra ler!
    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  11. Oi Dai,
    Tenho esse e-book no Kindle, mas ainda não li, mas lendo sua resenha vi que se trata de um livro muito fofo e que merece passar na frente dos outros, quero saber o porque da Melissa ter sofrido esse trauma, fiquei curiosa, posso imaginar o que é.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu digo que, sinceramente, o livro me interessou. Adoro enredos do tipo, gosto muito mesmo, é meu tipo preferido de leitura. Porém o livro só está disponível na versão e-book, tenho problemas de vista e não tenho o aparelho adequado para ler obras nesse formato, por isso não vou poder conhecer o livro que te arrancou tantos elogios.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, 77 paginas? É realmente pequenininho. Não achei o enredo surpreendente mas a história deve ser muito boa e fofa e, eu não deixaria de ler o livro, ainda mais por ser nacional.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  14. Me interessei muito pelo livro. Parece ser bem fofo, daqueles que a gente começa e não consegue parar. Adoraria ler, mas é realmente uma pena só ter em e-book. Já tentei, mas não consigo ler e-books. Os autores nacionais ultimamente estão dando um show!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Que lindo! Tudo lindo, dá pra ver que é pensado em cada detalhe, as músicas, o enredo, o nome, a capa, simplesmente apaixonante! Quero muito poder conhecer e me apaixonar também!

    ResponderExcluir
  16. Pelo jeito é um livro bem leve e curtinho de se ler. Pena só ter em e-books

    ResponderExcluir
  17. Bem curtinho, hein? Acho que leria sim... parece ser algo que irá valer a pena.
    O ruim é que ler no celular não é tão legal =(

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011