Por que nós amamos cheirar livros?

by - domingo, abril 20, 2014

Olá pessoal!


Feliz páscoa, espero que o coelhinho tenha passado na casa de vocês e deixado vários ovos de chocolate (porque para mim ele não deixou u.u). Bem pessoal, cheirinho de livro novo, ou até mesmo de livro mais antigo, você gosta? Acho que todo leitor gosta não é mesmo?  Por esses dias ao receber um livro uma das minhas reações foi abri-lo e cheirar as páginas, claro que minha mãe me olhou com aquela cara "o que eu coloquei na mamadeira dessa menina quando era bebê?", e bem, é difícil explicar porque gostamos tanto disso. Então navegando por esse mundo da internet encontrei um vídeo no site Ebook Friendly que fala justamente sobre isso, "Why we love the smell of old books", em português: Por que nós amamos o cheiro de livros antigos. Abaixo o vídeo explica justamente isso, está em inglês, mas tem como colocar a legenda pelo youtube, confiram:



Após analisarem mais de 70 livros antigos, cientistas viram que algumas substâncias apareciam em comum em todos, uma mistura orgânica que era liberada no ar pelo papel. Segundo o investigador principal do estudo, Matija Strlic esta é "uma combinação de notas de gramíneas com uma espiga de ácidos e um toque de baunilha sobre um mofo subjacente, este inconfundível cheiro é tanto uma parte do livro como o seu conteúdo".

Incrível não é mesmo? Mas só isso ainda não basta para explicar o porquê de amarmos tanto hábito, é ai que esse vídeo do canal do Youtube DNews, nos responde: "Seu nariz é mais sensível do que você pensa. O seu cheiro favorito provavelmente está ligado a uma memória , o mais provável de sua infância."

O nariz é uma das formas mais fortes para acionar memórias. É normal ao sentirmos um cheiro nos lembrarmos de algo, ou alguém ou ativar uma recordação. Alguns cheiros nos trazem sensações inexplicáveis, como o de grama recém-cortada, ou de uma chuva em um dia quente de verão, aquele bolo ou cafézinho que tomamos de manhã, e porque não dos livros? E a razão disso tudo é porque este ato aciona nossas memórias e está ligado diretamente ao nosso sistema límbico - o sistema que regula nossas emoções.

Adorei saber mais sobre isso, e certamente agora poderei explicar para minha mãe que essa minha “mania” não é tão anormal assim! E você? Costuma cheirar livros também?

Leia também

16 comentários

  1. cheirar livros é tudo de bom! adoro ir a livraria por causa daquele cheiro que emana! parece que to no paraiso
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sei lá cheiro livros desde pequena, ou melhor cheiro gibis, não gostava muito de livros.

    E outra coisa que adoro sentir o cheiro é material escolar novo, Humm lembra o primeiro dia de aula .

    Ú.Ú

    ResponderExcluir
  3. Gente, é muito bom cheirar livro novo. Eu até já tentei não cheirar mas não consigo, é mais forte que eu rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Daiane, o coelhinho também não deixou ovos para mim esse ano :/
    Enfim, eu não meto meu nariz no livro, rs, só que é impossível não sentir o cheiro, né, e falando em acionar memórias, lembro-me de ir a biblioteca da minha cidade e pegar vários gibis para ler enquanto meu pai lia seu jornal, e o cheiro queimais se destaca numa biblioteca é o de livros, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  5. Oi Daiane

    Adorei o texto, mais vai por mim não adianta eu da essa desculpa pra minha mãe porque ela vai continuar me chamando de maluca kkkk.
    Você precisa ver como ela fica quando eu digo que to participando de promoções pra ganha mais um livro, ou quando eu ganho um livro, ela fica me chamando de doida, pra falar a verdade dota família me chama rsrsrs. Bem Daiane eu não cheguei a ver o vídeo todo porque ta em inglês, e quem me conhece saber que essa língua ainda não é meu forte, mais é a língua que com fé em Deus um dia ainda vou estuda, e me qualificar nela. Mais eu adorei o texto, me fez ver, que eu não sou maluca como minha mãe diz kkkk.

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Daiane, tudo bom?
    O coelho passou por aqui e já comi um monte de chocolates.
    Muito interessante essa explicação sobre nossa mania de cheirar livros, pois os cheiros sempre trazem boas lembranças. Eu não cheiro muito os meus livros, mas faço isso quando vou nas livrarias.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi!!!
    Todas as vezes que compro um livro, tiro o lacre e cheiro. É tão gostosoooo!!!!

    ResponderExcluir
  8. Cheiro de livro é tudo de bom!!!!! Acho que por isso não gosto de ler ebooks, sinto falta do cheirinho tão gostoso que os livros tem. Vou mostrar esse vídeo pro meu marido, mas tenho certeza que ele vai continuar me chamando de maluca!! rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ola
    Cheiro de livro novo é tudo de bom. Eu também gosto do cheiro de biblioteca.

    ResponderExcluir
  10. oooh, já tinha visto esse vídeo há uns dias atras, mas vi ele em inglês mesmo, não tinha visto que tinha legenda --' hahaha
    é uma mania estranha mesmo, mas acho que todos que gostam de ler, gostam de cheirar livros... e tá ai o porque né hehe

    ResponderExcluir
  11. Bom adorei o post fiquei agora sabendo cientificamente que sou doida de pedra e que sim cheiro livros, e no dia que conseguirem trazer essa sensação aos e-books me renderei a eles, por enquanto deixem meu nariz feliz e me dêem mil e um aromas a deliciar minha leitura!!!

    ResponderExcluir
  12. Hahaha, ri demais com os comentários aqui - "adoro cheirar livros", "não cheiro muito os meus, mas faço isso nas livrarias" - super conversa de viciado, não?
    Mas faz todo o sentido, além de ser um cheiro muito agradável (livro novo! livro antigo na maioria das vezes cheira a pó e mofo, hehe), com certeza ativa ótimas lembranças nos amantes incuráveis da leitura *-*

    Blog da Mo

    ResponderExcluir
  13. Eu não tinha a mínima ideia disso, e com certeza explica esta nossa mania tão boa...kkkkk
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  14. Não sabia disso!.Adoro descobrir essas coisas novas, principalmente quando é algo que é da minha rotina haha. Ej sempre cheiro os livros e é verdade mesmo, alguns cheirks me fazem lembrar de outros momentos como o cheiro de material escolar novo ou quando algu#m ta usando o mesmo perfume de alguem que voce conhecia...

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho essa mania, não só com livros mas com muitas coisas... ¬¬
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. Tá vendo mãe? Isso é totalmente normal, pare de julgar! u.u
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011