Resenha: Hyperbole and a Half

by - domingo, abril 13, 2014

Autora: Allie Brosh
Páginas: 223
Ano: 2014
Editora: Planeta

Em Hyperbole and a Half situações lamentáveis, caos e outras coisas que me aconteceram, a autora apresenta alguns dos textos mais lidos e comentados em seu blog e também muito material novo, inclusive histórias sobre seus cachorros, um deles aparentemente com leves problemas mentais, sua luta para lidar com a depressão e ansiedade que insistem em dominá-la, além de anedotas hilárias sobre sua tumultuada infância. Sim, Allie foi uma criança difícil, Talvez a mais difícil de todas. Por exemplo, uma vez ela comeu um bolo inteiro só de burra porque sua mãe a proibira. E ela também atazanou a vida da família quando ganhou um papagaio de brinquedo que repetia tudo - tudo - que ela queria. Inteligente, irônico e absurdamente engraçada o livro traz o estio inimitável de Allie nos textos e nas ilustrações, além de alguns de suas típicas reflexões que conquistaram o coração de inúmeros leitores.

Hyperbole and a Half é um blog americano eleito um dos mais engraçados e populares dos EUA, criado por Allie Brosh. Neste livro ela reúne algumas de suas histórias já publicadas no blog e outras novas, todas com ilustrações que foram criadas pela própria autora. Estas juntamente com os textos nos permitem conhecer o jeito único de Allie e se divertir muito com uma história melhor que a outra.

A obra já começa a encantar pela sua bela diagramação, com páginas coloridas, várias imagens e papel de boa qualidade.  Brosh tem um jeito irreverente de narrar, seu humor provém de coisas simples, como sua sinceridade ácida e situações cômicas de sua infância, juntamente a traços de autocrítica de sua personalidade ímpar. Proporcionando ao leitor além de muitas risadas uma pitada de reflexão.

Enquanto lia pude me identificar com a autora, diversas situações e lembranças retratadas por ela invocaram as minhas próprias. Quem nunca teve um brinquedo barulhento na infância que os pais detestavam? Ou momentos de pura teimosia? Uma das cenas que eu pude mais me identificar foi a do ganso (Dinossauro – a história ganso), eu morro de medo desse animal, uma vez eles já correram atrás de mim e senti a mesma coisa que ela, então claro que me diverti muito enquanto lia lembrando-me de minhas desventuras passadas com esta ave apavorante.

As imagens são ótimas, simples, porém engraçadíssimas, elas aliadas ao jeito habilidoso de Brosh de produzir humor, deixam o livro leve e delicioso. Eu já havia visto algumas das ilustrações em redes sociais, porém vê-las no livro junto com as histórias foram ainda melhores. Outros ‘personagens’ como as cachorras Simplória e Ajudante, seus pais também aparecem e são ótimos contribuindo para cenas inesquecíveis.

Bosh tem um estilo único, recheado de ironia e com várias tiradas inteligentes, que além entreter fazem também pensar. Quando terminei queria mais, e me peguei relendo vários trechos, além de outras pessoas que me viam com o livro (leia-se minha mãe e irmã) pararam para vê-lo e consequentemente lê-lo.

Hyperbole and a Half é hilário, uma leitura bem rápida e leve, a obra consegue te envolver do início ao fim literalmente. Impossível não se divertir com Allie e suas histórias, há tempos um livro não me fazia rir tanto. A Editora Planeta caprichou na diagramação, está linda! Recomendadíssimo!



Leia também

19 comentários

  1. Eu já tinha visto uma ou duas tirinhas com esse meme, são bem famosas no facebook u.u Esse livro parece ser bem engraçado e divertido, gostaria muito de ler.

    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar desse blog, deve ser bem famoso por lá mesmo hein.
    Me parece ser um livro bem leve e divertido, gostaria de conhecê-lo. Sem falar da diagramação, que realmente está um verdadeiro arraso.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha visto nada sobre esse livro ,mas faz muito o meu gênero.
    Adoro leituras engraçadas e levinhas,afinal sorrir só faz bem

    ResponderExcluir
  4. Que coisa mais linda esse livro <3 Não conhecia mas já tinha visto essas ilustrações por ai...
    Quero esse livro pra mim! haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. A diagramação é mesmo muito bem feita! É tão legal poder encontrar esse autores com tantas habilidades né? Ela escreve, desenha e ainda por cima é engraçada e consegue abordar assuntos que te fazem refletir.

    Fiquei com muita vontade de ler :D

    Bjs!
    http://newromantic.net

    ResponderExcluir
  6. vi muitas fotos no instagram deste livro, mas não tinha lido nada ainda sobre.
    não sabia que a autora era blogueira :O
    é mais ou menos o estilo de Eu me chamo Antônio então?
    parece ser muito legal!! :D

    ResponderExcluir
  7. Não vou dizer que amei o livro de cara, pois seria mentira, mas realmente adoraria ler é tipo uma tirinha né, gostei bastante.

    ResponderExcluir
  8. não conhecia o livro, mas como vc aponta parece ser uma história divertida, pra ganhar uma certa leveza depois de leituras mais densas
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Dai! :D

    Peguei esse livro no fds na FNAC e dei uma folheada...adorei algumas partes, hehehe. Apesar de concordar que está bem feito e tudo o mais, queria que algumas das páginas fossem brilhantes, sabe? O colorido fosco fica bom mas não tão chamativo quando o brilhante. Sei que iria pesar no preço do produto final mas acho que umas 10 páginas mereciam um tratamento desse! ;)

    Beijos,
    Lygia - Brincando com Livros
    @BrincandoLivros

    ResponderExcluir
  10. Oi, Tudo bem?
    Adorei as ilustrações. Tudo colorido e muito chamativo. Não conhecia esse blog. Acho que vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse livro nem a sua autora, não é o tipo de livro que costumo comprar e não me vejo dando uma chance a ele, mas com certeza irei conferir o trabalho da autora no seu blog.

    ResponderExcluir
  12. Dai estou alucinada por esse livro, gosto muito de Half e Hiperbole, são muito engraçados e a sua resenha me mostrou um lado diferenciado das tirinhas, e acho que é um dos HQs que eu pretendo adquirir para minha coleção de quadrinhos

    ResponderExcluir
  13. Eu vi muitas fotos no instagram mas não sabia do que se tratava!! a diagramação é mesmo linda!! dá vontade de ler só pra ver como ele é, tirando que ele realmente parece ser bem divertido. eu gosto de ler livros com essa temática <)

    ResponderExcluir
  14. Oi Daiane

    Nossa esse livro deve ser mesmo muito engraçado, eu já quero um pra mim também (mais cadê o dinheiro né ?kkkk), adorei também as folhas coloridas, esse livro é muito bonito.

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  15. A diagramação realmente está linda!! É um tipo de leitura diferente das que costumo ler, mas acho que vale dar uma espiadinha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Não tinha visto o livro por dentro ainda, valeu por matar minha curiosidade!
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  17. Oi Dai....ahh eu já queria ler esse livro só pelo fato da história do ganso...menina eu já fui "mordida" por essa ave...tenho trauma até hoje...morro de medo...
    O livro parece ser lindo...todo ilustrado...ah adorei sua resenha...já vai pra listinha (sem fim) dos desejados.

    Beijos!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Eu ja compartilhei vários posts com esse meme, mas nunca tinha parado pra imaginar de onde ele tinha surgido... adorei conhecer e saber de onde surgiu, parece um livro divertidisso de ler e super descontraído, tenho muito interesse, to precisando rir um pouco ultimamente...

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011