Resenha: Tabuleiro dos deuses - Era do X

by - quarta-feira, abril 16, 2014

Autora: Richelle Mead
Páginas: 424
Ano: 2014
Editora: Paralela

Justin March, um investigador de religiões charmoso e traiçoeiro, volta para a República Unida da América do Norte (RUAN), após um misterioso exílio. Sua missão é encontrar os responsáveis por uma série de assassinatos relacionados com seitas clandestinas. Sua guarda-costas, Mae Koskinen, é linda, mas fatal. Membro da tropa de elite do exército, ela irá acompanhar e proteger Justin nessa caçada. Aos poucos, os dois descobrem que humanos são meras peças no tabuleiro de poderes inimagináveis.



Em o "Tabuleiro dos deuses" somos apresentados a Mae, uma pretoriana (membro da tropa de elite do exército), uma mulher dotada de uma grande beleza e talentos em batalha. E também Justin, um ex-servidor do setor de segurança do governo, que foi exilado no Panamá, porém é novamente chamado para o seu país. Juntos, eles terão que resolver um caso que envolve assassinatos sem explicações, podendo estes estar ligados a ceitas clandestinas com ligações a deuses, justamente em um país em que não há espaço para religião.

Uma soldada treinada para matar e um misterioso homem exilado em uma missão que coloca em questionamento a fé e riscos cada vez maiores, além de um desejo sexual crescente, e uma profecia iminente que pode ser decisiva para o destino de Justin. Estes são alguns dos itens que Mead brilhantemente entrelaçou e nos entregou neste primeiro volume da série “Era de X”.  Este é mais um livro desta diva da literatura que tenho a oportunidade de ler, e a cada livro que leio dela me surpreendo pela sua criatividade sem limites e a riqueza com que constrói histórias sobrenaturais inesquecíveis.

Em Tabuleiro dos deuses todo um universo rico em ficção é criado nos mínimos detalhes, a sociedade criada apresenta características distópicas, e em meio a esse cenário a autora introduz aos poucos o sobrenatural, que se desvenda e ganha espaço na narrativa com suavidade e calma. Ou seja, o leitor não é bombardeado de informações logo de cara, há um misto de mistério e tensão que aos poucos Mead vai inserindo em suas páginas, assim com tudo ao seu tempo ficamos familiarizados com a parte mágica da obra. 

Esse cuidado que a autora teve com a composição do seu enredo faz com que todo o livro se desenvolva e fique “redondo”, sem falhas ou pontas soltas, ambientando-nos muito bem dentro de sua narrativa. No começo a leitura é mais lenta por conta dos detalhes, porém à medida que o mistério e o suspense se aprofundam o leitor se sente fisgado pela história, que apresenta aquele toque de adrenalina a mais.


"Um guarda-costas arrogante e letal. Uma missão envolvendo fantasmas sombrios. Esse retorno ao lar estava começando a mostrar um preço alto.
Você ainda está disposto a pagar por ele? Horatio perguntou.
Sem a menor sombra de dúvida."


Os personagens foram primorosamente construídos, Mae é uma pretoriana, uma mulher fatal em seu sentido literal, porém com o decorrer da história conhecemos seu passado e entendemos a sua trajetória, além de como ela se encaixa no mistério sobrenatural presente. Justin é um homem atraente, irônico, mulherengo, e tenta fugir de um destino quase certo. Sabe aquele personagem que você sente que é tão real com seus defeitos e qualidades como qualquer pessoa? Assim é Justin, e isso fez com que eu tivesse uma simpatia maior por ele. Os demais secundários como Tessa (uma menina simplesmente brilhante!), Leo, etc, também foram muito bem compostos e se encaixaram perfeitamente na trama, todos com suas devidas importâncias contribuindo muito para a resolução desta.

Eu adorei esse livro, ele é imprevisível e autora soube como trabalhar com todos os elementos em uma narrativa envolvente. A mitologia presente também foi bem composta, dando um gostinho do que ainda está por vir no próximo livro. Os deuses não aparecem tanto, esse volume é mais introdutório, mas podemos perceber o elo de suas relações com os humanos, e como nas mãos deles estes estão se tornando realmente peças em um tabuleiro de xadrez, porém a finalidade desse jogo e o que está em risco Mead ainda irá nos contar.

A diagramação está linda, essa capa é perfeita. Recomendo muito o livro para os fãs de Richelle Mead, e para os que gostam do gênero sobrenatural, esta é simplesmente uma leitura obrigatória. Prepara-se para entrar em um mundo em que magia, ficção, política, religião, manipulações, desejo e mistério se interligam formando uma obra única em um verdadeiro tabuleiro de deuses.

"A verdade é que, quando você expulsa os deuses do undo, eles acabam voltando, com força total. Os humanos não conseguem se manter longe dos deuses e os deuses não conseguem se manter longe dos humanos. (...) Nós somos peças num tabuleiro, dr. March, e alguns de nós são mais poderosos que outros. Você. Eu. Mae. Somos nós que os deuses querem."

Leia também

28 comentários

  1. Oi Daiane :)

    Sempre quis ler algo da Richelle Mead. Minha amiga é fã dela e diz que este livroé sensacional. Sua resenha está fabulosa. Parabéns.

    Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Adorei a sua resenha. Estou louca para ler esse livro. Me deixou bem interessada essa miatura de sobrenatural e mitologia. Espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li o livro, mas logo logo vou ler , só estou esperando chegar, e a cada resenha que vejo tenho mais vontade ainda de ler
    .

    ResponderExcluir
  4. realmente, a capa é linda demais, mas a trama não me agrada muito. o gênero também não é muito o meu estilo, então eu passo... =/

    ResponderExcluir
  5. O Dai, todas as resenhas que leio a respeito desse livro me fazem querer lê-lo.
    Já li dois livros da Diva Richelle e gostei bastante dos dois, é incrível o mundo que ela consegue construir.
    Espero em breve ter o prazer de conhecer mais essa obra.

    Beijos!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ai, Dai, que bom que vc adorou, pq eu queria gostar do livro. Acho que o universo que a Richelle criou é incrível e rico, mas a narrativa demora SÉCULOS para passar. A gnt lê, lê, lê e parece que não sai do lugar! O.O

    Uma pena, não funcionou pra mim, mas vou ler a série até o fim, de qualquer forma!

    Beijos,
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi, td bom?
    Eu não pegaria esse livro pela capa, mas a história é suuuper legal *.*
    Já li algumas resenhas super positivas dele.

    Beijão
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
  8. não é o tipo de leitura que me atrai à primeira vista
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Daiane

    Nossa a capa desse livro é mega linda, a sinopse também é legal e muito interessante, e o titulo do livro bastante curioso principalmente pra mim que nunca li nada desse gênero, adorei a resenha, com certeza já quero esse livro pra mim, a única coisa que me deixou só um pouco desapontada é que você falou que os tal Deuses não aparecem tanto assim no primeiro livro, mais ainda assim ta valendo rsrsrsrs.

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  10. Apesar de ter achado sua resenha primorosa, esse tipo de leitura não me agrada muito.
    Estórias fantasiosas demais já está passando um pouco do ponto.
    Mas para quem curte, deve ser uma ótima surpresa!

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li nada da Richelle Mead, mas todas as resenhas que leio sobre as obras dela são positivas, o que só aumenta minha curiosidade. Muito legal a mistura de sobrenatural com mitologia, fora a capa que é um show a parte!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. O livro me parece ser bem legal, mas por enquanto ainda não o lerei, quem sabe mais pra frente. Vou deixá-lo aqui na lista dos "Talvez"
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  13. Eu fiquei bem curiosa quando li sobre esse livro numa entevista da autora e fiquei empolgada quando soube que ele seria lançado aqui no Brasil, mas mesmo adorando a escrita da Richelle não sei se lerei esse livro, fico meio receosa pelo fato de ser uma série, então acho que esperarei pelo lançamento dos próximos livros para determinar de adquirirei essa série ou não. Gostei da sua resenha e se fosse livro único com certeza já estaria na minha casa rs.

    ResponderExcluir
  14. A capa é linda, a sinopse bem enraizada e a resenha perfeita. Deixou um quẽ de: vá comprar agora Adriana, e eu vou obedecer linda!!! Correndo aumentar o carrinho de compras de livros! Amo distopias e se elas trazem fantasia e ficção, aí é a festa!

    ResponderExcluir
  15. Esta é outra autora que eu ainda não conheço. Adoro a capa deste livro, e as resenhas que tenho lido dele, a sua inclusive, tem me deixado bem curiosa com o enredo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Amo livros assim, com esse tom "fatal"! Ainda mais para uma mulher com habilidades, acho muito legal esses livros que envolve a protagonista em um enredo letal!
    Espero muito ter esse livro em minha estante!
    Beijos, Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  17. Eu sempre vejo esse livro em todos os lugares... Apesar da resenha estar ótima não é o livro que eu leria correndo sem parar... Não chamou muito minha atenção simplesmente :/

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Nunca li nada desse escritora mas tenho o primeiro Academia de Vampiros que pretendo ler o mais rápido possível. Ótima resenha, adoro livros que surpreendem os leitores, amo Mitologia e pretendo ler esse livros.

    ResponderExcluir
  20. Não li nada dessa autora ainda, mas tenho muita vontade, ela recebe muitos elogios pela escrita, e minhas expectativas estão altas, espero não me decepcionar rs
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  21. vou fazer um comentário meio bobo... essa mulher da capa lembra a Lady gaga... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Ganhei esse livro em uma promoção, estou aguardando ele chegar aqui, adoro mitologia, todos os tipos, acho as historias sobre mitologia fantasticas, interessantes, diferentes, confusas, mas gosto demais

    ResponderExcluir
  22. Ahhhh eu quero muito ler esse livro, ele parece ser muito bom, eu sou fã da Richelle e de historia sobrenaturais, então leitura obrigatória para mim não é mesmo, adorei a resenha e a capa do livro realmente é muito linda mesmo.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  23. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir
  24. Desde a primeira resenha que li desse livro fiquei apaixonada por ele logo de início pois além de ter uma capa linda a sua história parece ser incrível e super interessante abordando temas bem polêmicos como religião e política. Sou fã dos livros da Richelle desde quando comecei a ler academia de vampiros, amo demais a escrita dela e as suas magníficas histórias sobrenaturais. Com certeza lerei este livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Quem dera que todas as trilogias e/ou séries começassem dessa maneira. Com calma e explicando tudo e deixando a trama bem encaixadinha. O que mais vemos por aí é um bombardeio e psicodelia de informações que acabam nos deixando extremamente confusos. Sou louco pra ler algo da autora, mas ainda não tive oportunidade. Espero conseguir em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  26. Amo o fato da Mae ser uma "guerreira"!!

    ResponderExcluir
  27. Nunca li nenhum dos livros desta autora, mas tenho muita vontade de ler este também, parece ser muito bom. Adorei a resenha, o enredo me deixou curiosa e parece ser mesmo muito bem construído, gostei de saber que a autora cuidou para não deixar pontas soltas. A imprevisibilidade da estória deve prender muito a atenção do leitor! :)
    beijos

    ResponderExcluir
  28. essa mulher não para de escrever séries???
    tenho 2 livros que são nº 1 de séries dela, e ainda nem os li p/ saber se gosto da escrita/criatividade dela hahahaha
    esse, sinceramente, não me atrai, achei bem complicado e capa meio feia, mas ok.

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011