Uma velha cabine telefônica transformada em biblioteca comunitária

by - terça-feira, abril 22, 2014


Olá galera! Vi hoje uma notícia linda, em Lisboa uma velha cabine telefônica foi transformada em biblioteca comunitária. "O objetivo é incentivar a leitura, estreitar os laços comunitários além de promover o gosto pela leitura em lugares inesperados e para isso reaproveitaram uma velha cabine telefônica".

A partir de amanhã essa biblioteca diferente começará a funcionar, e lá o leitor poderá escolher qual livro quer ler, anotar o nome em um papel e deixar outro no lugar, não há prazos e nem multas, ou seja, o sistema funciona na base da confiança.

Aqui no Brasil já vimos alguns projetos parecidos com este, como em Curitiba, em que as estações tubos de ônibus receberam também um espaço onde as pessoas podiam pegar livros ou até mesmo deixar alguns, que ficou conhecido como Tuboteca, confira a postagem que o blog fez sobre aqui. Em outras cidades também há esse projeto, como em São Paulo, em que bibliotecas são colocadas em algumas estações de metrô.

Acho que todo projeto que incentive a leitura é válido, eu adoro estar andando por algum lugar ou mesmo entrar em um tubo em Curitiba e me deparar com livros ou com pessoas os pegando desses lugares. Eu não sei se vocês prestam atenção em uma pessoa quando ela está folheando ou lendo um livro, é como se elas fossem transportadas a outro lugar, e todas as aflições do dia fossem deixadas para trás naquele momento.

Adorei esse projeto, e se algum leitor ai de Portugal que estiver vendo o blog neste momento tiver uma velha cabine telefônica e quiser me dar, estou aceitando. Sério pessoal, eu tenho uma leve obsessão por elas hehehe. 

Fonte

Leia também

17 comentários

  1. Adorei esse projeto, ficou muito lindo. No Brasil deveríamos ter muitos desses projetos, como em Curitiba.

    ResponderExcluir
  2. Projeto belíssimo. E acredito que a base de confiança é que o torna tão sustentável, além de lindo, parece a TARDIS não é??? Já quero uma cabine telefônica dessas ( e se possível recheada de livros)

    ResponderExcluir
  3. meu Deus, que ótima ideia, além de muito vintage!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Daiane, tudo bom?
    Acho essas ideias tão legais!!! Adoro quando a leitura fica mais acessível. Aqui em Brasília temos um projeto onde há estantes nas paradas de ônibus de um determinado bairro. O projeto foi criado pelo dono de um açougue que sempre realiza projetos culturais e shows também.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que ideia maravilhosa!
    Também estou de acordo que tudo o que incentive a leitura é válido, principalmente por aqui, já que os brasileiros (segundo pesquisas) leem tão pouco.
    Ainda bem que estamos fora dessa estatística né ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi Daiane

    Nossa que cabine de telefone linda, eu também adoro elas, quem dera se na minha cidade tivesse isso, nem livraria tem aqui, se as pessoas como eu quiser compra livros aqui têm que recorrer ha internet ou sai da cidade pra fora, pra poder compra um livro. Agora esses tempos é que deu uma melhora aqui, e agora tem um lugar que vende alguns livros mais não temos tantos gêneros assim como de uma verdadeira livraria, ater as bibliotecas daqui a maioria dos livros não são lá essas coisas, geralmente eu só encontro na biblioteca daqui livro didático.

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  7. acho muito interessante também. incentivar a leitura é sempre bom, principalmente no transporte publico né
    aqui onde eu moro, aquela moda de abandonar livros pegou, e onde a gente vai tem livros perdidos por ai, e eu acho isso muito legal! :D

    ResponderExcluir
  8. Aii que perfeito, sério só na minha cidade que não tem isso ou eu realmente nunca encontrei, imagina que maravilhoso, é realmente essa cabine parece a TARDIS ú.ú

    ResponderExcluir
  9. Bem que eu gostaria que minha cidade tivesse uma dessa...
    Além do incentivo à leitura , ficaria bem lindo!

    ResponderExcluir
  10. Também adorei a ideia, fora que ficou uma graça!
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  11. O Dai, acho muito interessante esses projetos...aqui temos o Vai e Vem que fica dentro do terminal de ônibus e nos shoppings temos cabines do Vai e Vem também, a pessoa empresta lê e depois devolve...

    Beijos!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu achava que isso era só em filme '-' ou em foto '-' parece até que não é real kkkk achei lindo *oo*

    ResponderExcluir
  13. Super interessante, eu ia adorar que tivesse algo parecido aqui onde eu moro... Mas fiquei feliz que tenha um projeto assim e parecidos em outros lugares... simplesmente porque ler é ótimo!!! Eu sempre reparo nas pessoas lendo no ônibus/barca, gente que lê em pé, apoiada no ferro de segurar, mas mesmo assim não perde a concentração :)

    ResponderExcluir
  14. Que projeto belíssimo!!! Bem que poderiam existir projetos assim por aqui também, tudo que incentive a leitura é válido.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Adorei a ideia, bem que poderia rolar mais projetos desses espalhados pelo Brasil, ia ser lindo demais... *-*

    ResponderExcluir
  16. Que tudo *-* bem que aqui na minha cidade podia ter uma igualzinha né rs

    ResponderExcluir
  17. Nossa, seria interessante ter uma dessas na minha cidade, infelizmente, no Brasil só temos projetos assim em SP/RJ u.u
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011