Palavras, apenas palavras.

by - segunda-feira, maio 19, 2014


Eu sempre acreditei no poder que as palavras possuem, para mim não são apenas letras que se unem formando fonemas, que por sua vez possuem um significante. Elas são mais que isso, vão além. São resultado de um sistema complexo interno a cada um de nós, a linguagem. Elas carregam um poder tão grande, que raramente paramos para perceber o tamanho real de sua proporção.

Talvez minha visão seja turvada pelo amor a essa arte, ou embriagada por uma visão romântica daquilo que dá prazer a alma. Pode as palavras e os versos nos embriagar? Claro, por que não? Somos seres feitos de sentimentos, habitando corpos com desejos primitivos, que nada mais desejam que viver, deleitar-se em pleno gozo daquilo que lhe dá prazer, seja mentalmente ou fisicamente. Palavras nunca são vazias, se encaixadas em um contexto seus poderes não nos são subliminares, fora dele, a ambiguidade e polaridade de seus milhões de significados vagam ao seu redor.

Com palavras eternizamos momentos, pensamentos, sonhos e dramas. Destruímos, construímos, nos perdemos e nos salvamos. Convencemos, enganamos, seduzimos, ironizamos. Brincamos de deuses e construímos nossos próprios universos, criamos mundos, histórias, reconstruímos fatos, abrimos feridas e também as curamos. Proclamamos guerras, selamos a paz, seja com o mundo lá fora ou com a batalha travada dentro do teu peito. Talvez por sermos seres frágeis, que vivem algemados as suas vontades, almas escravizadas por seus próprios sentimentos, mal paramos para pensar nas verdades e intenções de nossas... palavras...

Criei tantos mundos, vivo mil vidas, sonho e expresso tudo que sinto através delas. A cada dia que se passa, vejo que parte de minha alma é composta por elas. Mesmo em meu silêncio, as consigo ouvir. Seriam palavras apenas delírios meus, ou minha estrutura base como ser humano que sou? Palavras, palavras, tantas palavras, mescladas a uma combustão de sentimentos, estes unidos, que perigo! A alma incendeia, o coração pega fogo, e a mente absorve e cria.

Como um bêbado poeta perdido em ruas escuras, pronunciando aos ouvidos surdos do vento suas mais profundas angústias, eis me aqui frente ao teclado tentando decifrar um dos enigmas de minha alma intensa, sussurrando com palavras pensamentos e divagações que cairão frente a olhos curiosos, estes famintos por mais palavras. E assim, despeço-me de minha plateia oculta aos meus olhos com um poema daquele que foi um dos mais nobres príncipes da arte das palavras, Carlos Drummond.

A palavra mágica

Certa palavra dorme na sombra
de um livro raro.
Como desencantá-la?
É a senha da vida
a senha do mundo.
Vou procurá-la.

Vou procurá-la a vida inteira
no mundo todo.
Se tarda o encontro, se não a encontro,
não desanimo,
procuro sempre.

Procuro sempre, e minha procura
ficará sendo
minha palavra.

Leia também

18 comentários

  1. Oi, Daiane
    Adorei o seu texto. As palavras são poderosas. E, para fechar com chave de ouro, você nos deu um poema de Drummond.

    ResponderExcluir
  2. Nossa esse texto ficou muito lindo. Você utilizou-se das palavras para nos dizer algo tão poético, profundo e reflexivo. Assim é esse mundo espetacular, nós possuímos o poder de utilizar as palavras da forma que quisermos: podemos junta-las e expressar os nossos sentimentos, pensamentos e opiniões, ou ainda machucar alguém com elas ( algo que nunca devemos fazer). Eu também costumo pensar mundos que não existem, coisas do meu dia a dia que nunca vão acontecer, mas eu me sinto realizada, só de poder sonhar com isso!

    Beijos!


    Meu Diário

    ResponderExcluir
  3. você deu o melhor sentido para as palavras: sentimentos! eu acho que as palavras tem esse poder também, elas te definem!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu amo esses textos, vc tem um dom com as palavras, elas me deixaram fascinada, adorei.

    ResponderExcluir
  5. lindo texto! expressa exatamente o que eu sinto.

    ResponderExcluir
  6. Que texto lindo! Você escreve muito bem e esse poema do Carlos Drummond é lindo.

    ResponderExcluir
  7. E que PALAVRAS lindas você nos brindou!
    Que texto maravilhoso e extremamente bem escrito...

    ResponderExcluir
  8. Adoro as palavras, os sons que elas tem depois de pronunciadas e a imagem que se formam quando lemos e colocamos em nossos pensamentos. Sempre convivi de forma harmônica com elas, era como se elas me dominassem e me embalassem nos meus momentos de alegria. E você conseguiu traduzir esse meu devaneio com suas palavras! Parabéns

    ResponderExcluir
  9. Ual que texto lindo, você escreve super bem, queria eu saber me expressar desta forma, você esta de parabéns.
    Concordo com você palavras tem o poder de mudar muitas coisas, nos fazem feliz e também podem nos deixar tristes, mas como viver sem este universo da escrita que eu amo tanto, que as escritoras vivam eternamente rs,
    beijos.

    ResponderExcluir
  10. Que texto lindo Dai, eu nunca tinha parado pra pensar assim. E realmente, palavras várias coisas :)
    Eu não conhecia esse poema, mas gostei bastante dele!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Palavras com sentimentos
    Esse é o texto
    Amei, texto muito lindo ;)

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo texto, soube escolher muito bem suas palavras, e aidna finalizou com um belo poema de Drumond.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  13. Oi Daiane

    Nossa que texto totalmente maravilhoso é esse, nossa Daiane nunca duvidei que você escrevia bem, mas as vezes você é D+, você escreve mas que bem, você é incrível com as palavras, fico imaginando alguém um dia recebendo uma cartinha de amor de você, essa pessoa vai pirar e se apaixonar na mesma hora rsrs, ficou muito lindo seu texto, as vezes fico pensando porque você ainda não virou uma escritora. Fica ai uma dica vire escritora logo e não despedisse o talento que Deus te deu.

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  14. Menina, como você sabe usar bem as palavras... Parabéns, você escreve muito bem!!!
    Realmente as palavras tem poder, às vezes são capazes de mudar uma vida.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Palavras mudam muita coisa... e tem um poder daqueles!
    São capazes de ferir mais do que fisicamente kkkk Gostei do texto =)

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo texto...Você usou as palavras muito bem!

    Dani Viani

    ResponderExcluir
  17. Só li verdades nesse texto. As palavras tem muito poder. E quem sabe usa-las bem, pode conseguir o que quiser. E você não podia ter escolhido poema melhor pra finalizar esse texto.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  18. Adorei o texto.E com toda certeza palavras tem poder de mudar muitas coisas é por isto que elas,com elas podemos expressar o qu sentimos e até nos encontrarmos em mundo diferentes palavras são tudo em nossa vida.

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011