Resenha: Amigas para sempre

by - quinta-feira, maio 22, 2014

Autora: Kristin Hannah
Páginas: 448
Ano: 2014
Editora: Arqueiro

Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó. Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua família. Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena. As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas. Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto salvar.

 Eu já sou fã da Kristin Hannah há algum tempo, amo sua escrita, suas histórias, e sempre que um novo livro dessa autora é lançado ele já entra automaticamente em meus desejados. Para mim, Hannah é uma das maiores e melhores romancistas da atualidade. Ao conhecer Amigas para sempre, pude perceber e afirmar mais uma vez seu talento, que a cada novo livro nos surpreende em diversos sentidos.

Em “Amigas para sempre”, conhecemos Tully, filha de uma mulher que na verdade não estava nem ai para ela, nunca conheceu o pai, e quem realmente cuidou de si fora sua avó. Popular, com roupas descoladas, personalidade forte, tudo isso era uma máscara de uma pessoa que por dentro tinha muitas dores. Já Kate, era a menina compreensiva, doce, inteligente, não muito sociável. Porém entre duas pessoas tão diferentes nasceu uma linda amizade.

Vemos a vida dessas duas meninas, e depois mulheres, década após década, os altos e baixos, os momentos felizes e difíceis. Tudo colocado como uma verdadeira amizade é, com seus defeitos, qualidades, perfeições e imperfeições. Hannah tem uma paciência ao compor suas histórias, uma docilidade, suas personagens se tornam muito palpáveis a nós leitores, sendo impossível não se ver em uma delas, ou se aproximar. Acredito que isso se deva ao fato da autora conseguir transpor sentimentos humanos universais em histórias delicadas, que mesmo sendo apenas uma ficção, em nossa mente se tornam vivas.

"Vocês podem ser o que quiserem. Mas você precisa se arriscar às vezes. Se abrir para o mundo. Uma coisa que eu posso lhe dizer com toda certeza é o seguinte: na vida, a gente só se arrepende do que não faz".

Algo que posso ressaltar como uma grande característica da autora é compor nós mulheres como personagens fortes. Dentro de momentos difíceis, ela nos mostra como somos seres dotados de força, as quais muitas vezes nem percebemos. Quando eu leio suas obras, eu me sinto bem, me identifico com as situações, com os sentimentos. Tully e Kate são pessoas diferentes, mas com uma grande amizade em comum, nós rimos, choramos, acompanhamos uma obra delicada que transmite tantas e tantas reflexões, e ao encerrar você percebe que mais uma vez Hannah presenteou seus leitores com uma história inesquecível.

A narrativa é sensível, gostosa, conduzindo um enredo de forma delicada, o qual tece sentimentos e histórias de vidas de forma doce, algumas vezes dolorosas, contudo profundamente reais. Vemos a amizade e suas variadas faces, e como este sentimento engloba tantos outros como a compreensão, o amor, o perdão. Este é simplesmente um livro belo em todos os sentidos possíveis, consegue envolver seu coração sem você perceber.

Real, sensível, lindo, mais uma obra de arte dessa autora tão talentosa. Amigas para sempre é para aqueles que desejam ler um livro que toque a alma humana pela sua profundidade, nos surpreenda e nos emocione, ou apenas nos faça sentir suas palavras de uma forma intensa. Kristin Hannah consegue como ninguém traduzir em palavras relações e sentimentos humanos, e neste livro ela não deixou por menos. Este é o primeiro volume, o segundo é “Por toda eternidade” lançado pela Editora Novo Conceito, e eu recomendo ler na ordem, porém o leitor decide! Já aviso que a sinopse do segundo há um mega spoiler, então caso queira ler na sequência, evite ler a sinopse do primeiro.

Leia também

17 comentários

  1. estou louca par ler esse livro e poder ler sua sequencia, por toda a eternidade, confesso que Kristin tem conquistado meu coração com sua habilidade de criar e contar histórias com uma sensibilidade impar
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já li o livro e gostei muito.
    Achei a leitura muito emocionante!
    Vale à pena conferir.

    ResponderExcluir
  3. nunca li nada da autora, mas tenho um livro dela em casa (que não lembro o nome agora) para ler hehe
    já ouvi falar muito bem dos livros dela, e eu tenho curiosidade em ler, principalmente este ai!
    parece ser ótimo mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhum livro da autora, mais quero muito as capas dos livros dela acho super lindas
    Um livro emocionante e que toque a alma,quero muito ler

    ResponderExcluir
  5. Quando vi a sinopse desse livro fiquei com muita vontade de ler e com sua resenha fiquei com mais vontade. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Quero muito ler esse livro. Já tenho o segundo, mas quero ler na ordem. Ainda não li nenhum livro da autora, mas só vejo comentários positivos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Daiane, este eu não li ainda, acabei lendo Por Toda Eternidade primeiro, mas percebo que a autora tem esta característica em seus livros, eles parecem tão reais e verdadeiros, que não tem como não se emocionar.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Dai já li a sinopse do segundo e mesmo assim não tirou a vontade que tenho de ler os dois, mesmo com algumas pessoas dizendo que eles poderiam muito bem ter ficado no primeiro livro! Eu quero ler e comprar para uma pessoa muito querida minha, porque quando acredito numa leitura gosto de dividir com meus amigos!

    ResponderExcluir
  9. Oie Day, eu tenho Por Toda Eternidade aqui, mas só quero começar a leitura quando ler Amigas Para Sempre. EU também amo a Kristin Hannah, ela tem uma escrita maravilhosa, profunda e adooora nos fazer chorar. Observei que a Hannah gosta muito de trabalhar temas familiares em seus livros, assim como a construção da personagem feminina é sempre semelhante: mulheres fortes que superam tudo por causa do amor. A capa desse livro é linda e amei ela trabalhar com o tema amizade. Espero poder ler essa obra muito em breve.

    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  10. Oi Daiane

    Nossa Daiane apesar de ainda não ter lindo esse livro, eu já li tantas resenhas sobre ele e já li a sinopse tantas vezes que você não pode nem imaginar. Você só confirmou o que eu já imaginava, que esse livro é totalmente maravilhoso, quero muito lê-lo, você nem imagina quantas promoções eu já participei pra poder ganha-lo mas a sorte não tava do meu lado (ou pelo menos sempre que é esse livro, ela nunca ta rsrs). Quero muito mesmo lê-lo faz uma promoção dele vai (to pedindo D+ né rsrsrs).

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  11. Não curto muito o gênero, mas depois de tantos elogios sobre os livros da autora, eu quero muito ler .

    ResponderExcluir
  12. Estou doida pra ler algo da Kristin Hannah. Ganhei Por toda a Eternidade em um sorteio, mas quero ler Amigas para Sempre primeiro. A capa é linda! Amo histórias que falam sobre amizades verdadeiras e estou muito curiosa pra descobrir qual é a traição que acontece.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho um livro da autora e estou com muita vontade de ler, mas este me chamou ainda mais a atenção kkkk quero este para ler logo depois \o/

    ResponderExcluir
  14. Nunca li nada dessa autora e fiquei com vontade essa historia. Não sabia que “Por toda eternidade” era sequencia...

    Dani Viani

    ResponderExcluir
  15. Nunca li nada da Kristin Hannah e quando vi o lançamento desse livro acabei me interessando, mas não tinha lido nenhuma resenha sobre o livro. Acabei de ler sua resenha e fiquei louca para ler, adoro livros com dramas e que me fazem chorar…
    Eu não sabia que Por toda eternidade é a continuação desse, achei estranho a continuação ter sido lançado por outra editora...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Sempre leio resenhas positivas em relação aos livros da Hannah. Sei que muitas de suas tramas são de rasgar o coração, pois trás sentimentos e dores bem profundas de suas personagens. Mas isso faz com que ela crie personagens incríveis. E isso eu gosto bastante.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. Bom nunca li nenhum livro desta autora,mas ouvi fala muito bem deste livo parece ser muito interessante e é claro que eu adorei o tema central do livro que é amizade pretendo ler este livro em breve.

    Beijinhos!!!!!

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011