Resenha: Colin Fischer

by - quinta-feira, maio 15, 2014

Autores: Ashley Edward Miller e Zack Stentz
Páginas: 176
Ano: 2014
Editora: Novo Conceito

Resolvendo o crime. Uma expressão facial por vez. O ano letivo de Colin Fischer acabou de começar. Ele tem cartões de memorização com expressões faciais legendadas, um desconcertante conhecimento sobre genética e cinema clássico e um caderno surrado e cheio de orelhas, que usa para registrar suas experiências com a MUITO INTERESSANTE população local. Quando um revólver dispara na cantina, interrompendo a festinha de aniversário de uma das garotas, Colin é o único que pode investigar o caso. Está em suas mãos provar que não foi Wayne Connelly, justamente aquele que mais o atormenta, que trouxe a arma para a escola. Afinal de contas, a arma estava suja de glacê, e Wayne não estava com os dedos sujos de glacê…


Ao começar a ler Colin Fischer, percebi que esse é um livro que vai muito além, não era só o mistério em si que me prendia a suas páginas, mas sim o personagem, Colin, um menino de 14 anos que está entrando no colegial e tem Síndrome de Asperger. Ele não tem muitas habilidades sociais, detesta ser tocado, e sempre nota a expressão facial no rosto das pessoas ao redor, fazendo anotações em seu caderno, o qual ninguém pode ver. Detalhes que muitas vezes nos são despercebidos, para esse menino não são. E a partir dai começamos a ver muitas coisas e situações de outra forma.

Adentrar ao mundo de Colin, além de ter sido algo divertido, devido a sua personalidade fofa, também foi arrebatador. No colégio, ele teve de enfrentar o bullying, brincadeiras de mau gosto sobre sua condição e uma explosão de diferentes sentimentos comuns nessa idade. Porém Collin é muito inteligente, com um QI acima da média, e algumas de suas percepções sobre as coisas ao seu redor nos fazem rir, se emocionar e também compreendê-lo.

Quando acontece um tumulto na escola, e uma arma de fogo é achada manchada com bolo, sua mente investigativa logo começa a funcionar. O acusado é Wayne Conelly, que o atormentava muito, porém suas mãos não estavam sujas com glacê, o que leva Colin montar sua investigação e provar que Wayne é inocente, e achar o verdadeiro culpado.

"Para Colin, isso se aplicava em todas as matérias. Aprender uma coisa era saber essa coisa; saber uma coisa era entender essa coisa; entender uma coisa era enfrentá-la sem medo."

Inteligente, doce e sincero, esse livro mexe com nossas emoções, e desperta nossa reflexão para tantos itens do cotidiano e também sentimentos, através de sua simplicidade. Colin é único, é doce, é gentil e esperto, ouso a acrescentar que também irônico a sua forma. Ele e todos os demais personagens foram compostos muito bem, como sua família com seus pais e o irmão. Eles foram importantes para toda a condução da história, tendo seus valores reconhecidos pelo autor, complementando ainda mais o enredo.

A narrativa de Miller e Stentz é deliciosa, rápida, gostosa, mas isso se deve também a forma que eles criaram seus personagens. Com um jeito adolescente, um pouco nerd, uma linguagem culta entendível, não há como não se envolver com Colin e com o mistério. Sendo sincera, eu adorei conhecer bem mais Colin e acompanhar sua mente, seu jeito, a que o mistério em si, porém o mesmo foi válido e muito bem conduzido por sinal.

O penúltimo parágrafo os autores fazem nosso coração acelerar, nos deixam curiosos pedindo por mais, querendo saber, contudo o livro é único. A mensagem foi passada, mas que eles deixaram aquele gostinho de saudade, curiosidade mesclado do medo ao desconhecido, a deixaram, e como! Colin Fischer está mais que recomendado, para leitores que buscam livros simples e ao mesmo tempo inteligentes, com um enredo bem montado que em suas entrelinhas nos deixam belas reflexões, e um personagem simplesmente inesquecível! 

Leia também

21 comentários

  1. confesso que apesar de trazer uma temática interessante, não é um livro que me atraia, é uma questão de não ter me identificado
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu compraria o livro pela capa pq a sinopse nao me atraiu....

    Dani Viani

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler o livro.
    Parece ser muito emocionante!
    Está entre os meus desejados.

    ResponderExcluir
  4. será que não vai vir outro livro por ai não?? hahaha
    estou muito curiosa para conhecer o Colin! só vi resenhas positivas dele até agora, e estou tããããããão curiosa!!! *-*

    ResponderExcluir
  5. Oie Day!!! estou super curiosa pra ler esse livro, achei a capa dele diferente: encantadora! Amei o fato de que além de apaixonarmos pela história, nós apaixonamos também por Collin. Achei interessante o livro trabalhar com a síndrome de Asperger, confesso que nunca li uma obra que retrata essa síndrome, por isso estou mais curiosa ainda. Esse livro parece ser muito reflexivo, com uma história bela que faz qualquer leitor se emocionar!

    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  6. Oi Dai,
    Quero muito conhecer a história de Colin, só pelo fato de ser um garoto inteligente isso já me atrai muito...e todo esse mistério me deixou curiosa...sua resenha só me fez ficar mais curiosa ainda.

    Beijos!!!
    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. De início não tive muito interesse neste livro, mas depois lendo com calma as resenhas, meu interesse começou. Bom que você gostou, e melhor ainda por ser volume único.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Esse livro já me ganhou na sinopse e pela capa! Eu li a pouco tempo Passarinha que a personagem também tinha a Síndrome de Asperger... O ruim é que todas as vezes que vejo um livro com essa temática a idade do personagem é sempre nessa faixa, queria ler algum com uma idade maior, com romance, para saber como é...
    Mas vou ler esse livro com certeza, a história parece ser muito emocionante!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Daiane, tudo bom? Ultimamente os livros únicos tem me reservado boas narrativas. Estou bem curiosa para ler Colin Fischer porque personagens com esse problema sempre me conquistam no universo literário. Ele me pareceu um protagonista inteligente e apaixonante. Mal posso esperar para conferir.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Daiane

    Tenho que admiti que não gostei muito da sinopse do livro a capa dele também não me chamou muita atenção, já a sua resenha ficou ótima como sempre, ater me deu vontade de lê-lo, principalmente por causa do bullying que você disse que ele teve que enfrentar, mas ainda assim esse é um livro que não pretendo lê-lo agora.

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Gostei muito da sua resenha. Quero ler esse livro. Desde o lançamento, fiquei curiosa. A capa é muito linda. Espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  12. Oi.
    A sinopse e a capa do livro não me agrada, mas a resenha é boa e me faz pensar se devo ler.

    ResponderExcluir
  13. O livro me conquistou por causa de um quote que vi em algum lugar, me lembro que era muito engraçado, mas antes disso não tinha muito interesse quanto ao livro.

    ResponderExcluir
  14. Este livro deve ser ótimo!
    Eu não fazia a mínima ideia que este livro tratasse da Síndrome de Asperger! Pensei que fosse mais um típico livro sobre adolescência e tal.
    Na escola em que trabalho temos um aluno portador desta síndrome. Por isso fiquei muito interessada e já incluí na minha lista.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Eu acho super importante se colocar temas como esse nos livros, porque traz à tona coisas comuns mas com um toque de ficção, no livro Passarinha também é falado sobre o autismo de forma leve, a síndrome de Asperger, e estes dois (Passarinha e Colin Fischer) eu quero para poder saber um pouco mais. Eu já havia me deparado com esse tema no filme MARY AND MAX, e amooooooooo (´e uma animação)

    ResponderExcluir
  16. Deve ser um livro muito bem escrito pelas descrições e comentarios que tenho visto e sua resenha so reforça isso, eu não tinha ouvido falar desta sindrome.
    Acho super valido um livro que aborde temas como bulling e doenças, acho que deveria ter nas escolas o livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Não gostei muito da capa,mias pela descrição das resenhas é um livro muito bom
    Traz a toma um tema que não é muito abordado.Já quero ler

    ResponderExcluir
  18. Não gostei da capa e a sinopse não me despertou interesse. O único diferencial, que talvez me faria ler é o fato do protagonista ter Síndrome de Asperger, que é um assunto que me interessa muito.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho o livro e é bem fininho. Dá para ler em um dia. Estou pensando em ler esses dias =)
    E só tenho lido coisas boas sobre, então, espero ler o mais breve possível.

    ResponderExcluir
  20. Confesso que no início não me interessei muito por esse livro. Depois de ler algumas resenhas, passei a olha-lo com outros olhos. Achei a trama bem simples, mas bem legal. Gosto quando os autores trazem personagens assim diferentes como o Colin. Eu pretendo ler muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  21. Ai Meu Deus!!! Este livro mexeu comigo desde que vi a capa dele mas nunca fui atrás de conhecer mas sobre a obra ou até mesmo sobre o autor depois desta resenha adorei o personagem é bem diferente a temática do livro também gosto de livros totalmente diferentes daqueles que eu leio.Amei até porque envolve mistério gosto disso apesar de nunca consegui termina um livro que tenha muito mistério,mas com toda certeza este livro esta minha lista.

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011