Resenha: Enquanto eu te esquecia

by - sexta-feira, maio 23, 2014

Autora: Jennie Shortridge
Páginas: 382
Ano: 2014
Editora: Única

Lucie Walker não se lembra de quem é ou como foi parar nas águas geladas da Baía de São Francisco. Encaminhada para uma clínica psiquiátrica, ela aguarda até que um homem chega afirmando ser seu noivo. Entretanto, com seu retorno para casa, essa mulher sem memória vai tomando conhecimento de sua personalidade antes do acidente, da pessoa controladora, fria e sem vida que era, e dos segredos da infância e da família, assim como da situação do noivado e dos mistérios que podem ter provocado o acidente. Será que ela quer isso de volta? Será que essa nova Lucie conseguirá manter o amor por Grady, ou a oportunidade de recomeçar será sua salvação?
Intenso, franco e incrivelmente emocionante, Enquanto eu te esquecia é um livro delicado, que nos questiona sobre a maneira que vivemos e nos lembra que sempre temos uma nova chance de ser feliz.

Imagine-se esquecendo de tudo, quem é, seu nome, seus gostos, sua vida, e sem nem saber o que está fazendo dentro daquelas águas geladas da baía. Longe de casa, mas onde mesmo é sua casa? Por que você se lembra de quem é o presidente do seu país, porém não consegue se lembrar do seu nome? Você tem um noivo, você o ama? Afinal, como foi que sua mente chegou a esse ponto de uma fuga dissociativa? O que teria te acontecido de tão grave para que lhe acontecesse isso?  Esses são alguns dos questionamentos que logo encaramos em Enquanto eu te esquecia, de Jennie Shortridge.

Logo que este livro foi lançado ele me chamou a atenção, o título, a capa, a sinopse, e ao começar a leitura logo me vi envolvida pelo mistério que rodeava Lucie. Eu queria descobrir o que realmente tinha acontecido, como ela reagiria ao retornar e olhar para seu passado com a ajuda de Grandy, seu noivo. Nesses romances com toques de suspense e drama, geralmente fico com um pé atrás com todos os personagens, a qualquer momento um deles pode te surpreender, eu fiquei com esse sentimento o livro todo, porém não houve grandes revelações quanto a esse detalhe, o que eu desejava que tivesse.

A cada novo capítulo, os quais eram narrados em terceira pessoa, ora sob a visão de Lucie, ou Grandy ora um terceiro personagem, eu me sentia dentro um enorme quebra-cabeça, que aos poucos mostrava suas peças. Lucie estava mudando, seus gostos, percebia-se que não era mais como antes, e Grandy aos poucos abre sua alma a nós leitores, e passamos assim a conhecê-lo melhor, e a cada vez mais, a cada novo item, sentimos que estamos perto, muito perto de resolver um enigma que a vida de Lucie se tornou.

"O que é amor, ela conjeturou, o que é lembrança? Onde é que os dois se intersectam e quando deixará de importar qual veio primeiro?"

Os personagens foram muito bem construídos, eles nos envolvem, seus passados, suas marcas, são palpáveis, com vidas e caminhos que nos fazem pregar os olhos às páginas. Eles aliados a escrita suave da autora, fazem a leitura fluir de forma rápida. A narrativa apresenta é bem detalhada, e alguns desses detalhes se tornam demasiados, porém outros me foram importantes, acredito que isso não tenha sido uma falha, já que mesmo com essa característica a autora soube conduzir sua história sem perder o ritmo.

O enredo foi bem construído, não há grandes surpresas, mas sabe quando mesmo assim você sente que o livro é bom? Que ele te conduz com suas palavras, conseguindo te envolver e te fazer pensar. Em diversos momentos parei para refletir, me coloquei no lugar da personagem e pensei no que eu faria se tentaria voltar ao meu passado ou recomeçaria minha vida a partir da pessoa que me tornei. Mas em quem confiar para me dizer quem eu fui? Até que ponto as pessoas que estão ao nosso redor realmente nos conhecem? E quando é o momento de recomeçar?

É um livro intenso no quesito sentimentos, ele tem uma tensão pungente que chega até o leitor, mexendo com nossos nervos e nos emocionando pela sua sinceridade. O desfecho foi do tipo que eu aprecio em livros, deixando possibilidades a nossa frente, assim como foi toda a história de Enquanto eu te esquecia. Esta é uma obra que nos mostra que sempre é tempo de recomeçar, de perdoar, de viver e dar segundas chances, inclusive a nós mesmos. Recomendado com certeza!

Leia também

21 comentários

  1. Como você, o que me chamou à atenção foi a capa e o título também.
    E agora lendo um pouco mais da história aumentou meu desejo de ler.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Gostei muito da sua resenha. Achei super interessante a premissa desse livro. Como será perder a memória, não lembrar de nada?
    Quero ler esse livro. A capa é muito bonita.

    ResponderExcluir
  3. Oi :)

    Estou de olho nesse livro faz tempo e agora com sua resenha já coloquei como prioridade na lista de desejados. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha ouvido falar desse livro e a capa me chamou muito a atenção! Agora que li sua resenha então fiquei super curiosa... e eu entendo perfeitamente o que você falou! Tem livros que não tem nada de muito especial, mas, que mexem muito com a gente! Mal posso esperar para ler esse livro ^^"

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  5. Eu definitivamente amo essa capa! A sinopse é ótima e sua resenha também. Minha vontade de lê-lo só aumenta!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha,parece ser ótimo!Bjão
    visita>>http://distractionsofaagirl-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu quero muito, muito ler esse livro!
    Tem algo aí que preciso descobrir!

    ResponderExcluir
  8. a leitura parece bem fluida, cheia de suposições que criam dialogos entre o leitor e a obra
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Daiane

    Nossa não acredito que quase todo mundo que conheço já leu esse livro, ou ta já terminando e eu ainda nada.
    Todas as resenhas que leio sobre esse livro, me deixa com mas vontade de lê-lo, e a sua não foi diferente, principalmente sobre o que você falou de ser um livro intenso no quesito sentimentos. Quero muito lê-lo Daiane, quero saber o porque dela ter perdido a memoria.

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  10. Que capa mais linda, acho muito interessante esse enredo, e estou muito curiosa pra saber o que aconteceu com ela.

    ResponderExcluir
  11. A capa e o título foram as primeiras coisas que me chamaram atenção nesse livro. Adoro histórias com mistério, ainda mais quando o enredo e s personagens são bem construídos e nos envolvem na leitura. Estou desejando um exemplar pra mim!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. Eu ganhei o livro e espero ler em breve =)
    Várias resenhas positivas sobre e a história parece ser bem construída... Bom, todas os livros que já li da Única são ótimos.

    ResponderExcluir
  13. A capa é linda e a sinopse me lembrou um pouco Para Sempre...

    Dani Viani

    ResponderExcluir
  14. Oie Day!! Também achei a capa desse livro linda! Fiquei encantada com a sinopse!!! Achei legal o fato do livro ser narrado na visão de vários personagens, ainda que em terceira pessoa! Gostei do fato do fim do livro nos dar possibilidades de imaginar um futuro e tals! É bom saber que os personagens são bem construídos e que mesmo o livro não tendo muitas surpresas é um livro bom!

    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  15. Essa é a primeira resenha que leio desse livro, antes eu não tinha muito interesse nele, mas agora já fiquei curiosa pra saber como vai terminar a história. Eu já li um livro em que a personagem acordava e não lembrava o que tinha acontecido nos 3 últimos anos de sua vida, mas não lembrar de nada é muito pior! Tenho certeza que vou gostar muito do livro também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Eu também aprecio muito romances com umas pitadas de mistérios e suspense, mesmo que não sejam tão grandes assim. Mas as reflexões que você colocou aqui são bem interessantes mesmo. Será que podemos confiar nas pessoas ao nosso lado? Será que elas nos conhecem tão bem assim? E nós conhecemos essas pessoas?

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. Quero muito ler esse livro
    Não em imagino esquecendo tudo da minha vida
    Um romance com mistério e suspense é o que preciso pr a fujir dos meus água com açúcar rsrsr.Amei a capa :D Com certeza ta na minha lista de compra

    ResponderExcluir
  18. Oi Daiane, eu estava desejando este livro desde o seu lançamento e fiquei muito feliz quando soube que o ganhei em uma promoção, agora só falta ler.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  19. Amei o livro, apesar de nunca ter ouvido falar dele,gosto de livros assim com mistério e tudo mais.Mas nunca li um livro assim que juntasse tanta coisa em um só,sempre que tem um personagem q perde a memoria tem mistério mas não romance.Amei o livro.

    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  20. Oi Daiane, tudo bom?
    Li esse livro essa semana e também achei o livro muito delicado. Ele nos faz pensar bastante sobre até onde a mente humana nos leva. Ainda estou decidindo se gostei ou não do final. Achei a escrita da autora muito boa e fluida.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho o maior medo de perder a minha memória, já pensou? Se tudo o que nós conhecemos fosse roubado de nossa mente? Aff, isso me dá agonia! E por isso acho que é um livro que vai mexer com muita coisa minha! Quero ler!

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011