Resenha: Everest - Uma aventura com muitos títulos

by - domingo, junho 22, 2014

Autora: Jane Von Sydow
Páginas: 260
Ano: 2013
Editora: Edição Própria

Este livro é baseado em fatos reais documentados durante a realização do trecking até a base do Everest. É um depoimento emocionante e detalhado de como realizar um objetivo mesmo que ele possa parecer inatingível. O relato é emoldurado por romance, aventura e superação. Apresenta muitas facetas de experiências vividas na Cordilheira do Himalaia, tendo como mensagem principal a capacidade de realização que todos nós temos e que precisa ser reconhecida para que possamos ser nós mesmos com toda nossa potencialidade.
“História, geografia, aventura, romance e reflexões povoam as páginas desta obra que promete encantar tanto aos que se preparam para um trecking até os pés do Himalaia, quanto aos que buscam respostas para entraves existenciais, ou, mesmo aos que desejam deixar-se envolver por um livro repleto de ação e aventuras”.


Eu acredito em livros certos nos momentos certos. Acredito que nossas experiências externas podem influenciar durante a leitura, pois bem, vejo que não poderia ter lido essa obra em momento melhor que este. Em “Everest – uma aventura com muitos títulos”, Jane Von Sydow nos presenteia com seus relatos sobre momentos vividos para a preparação e durante o trecking Everest. É um livro repleto de aventura, superação, emoção e aprendizados.

Devo confessar que eu pensava encontrar apenas relatos, porém ao começar a ler senti nas palavras ali escritas um sentimento que de alguma forma chegava até mim, mostrando-me que a leitura seria muito mais que aquilo que eu esperava. E foi! Alguns dos entraves, dúvidas, que a autora passou são comuns a nós também em diversas situações de nossas vidas. E a partir dai suas frases para mim já não eram mais simples frases, este livro já não me era um simples livro, mas sim algo que através da literatura carregava uma essência quase que palpável, mergulhando na mente do leitor e fazendo-o refletir, até sobre si mesmo.

Sorri em diversas passagens durante a leitura, me peguei pensando a cerca de suas reflexões, e me emocionei, em alguns momentos segurar as lágrimas foi praticamente impossível. Como eu coloquei acima, alguns livros caem em nossas mãos nos momentos certos, e posso dizer que este livro fez meu dia, meu mês, muito melhor. Eram as palavras que eu precisava, vindo ao meu encontro através de uma obra real e magnífica. Uma prova de que livros transformam mentes, formas de pensamento e consequentemente, vidas.

"Precisamos tentar nos conhecer bem e somente nós podemos decidir do que somos capazes e do que podemos nos tornar capazes. Mas, só conhecemos nossas reais capacidades quando temos a coragem de nos desafiar, de nos expor e assumir responsabilidades."

Não pense que este é apenas mais um livro sobre uma viagem, ao contrário, é sobre uma experiência de vida, que se sobrepõe as páginas atingindo em cheio a alma do leitor, porém devo acrescentar que quanto mais coração e mente aberta você estiver, maior será o efeito delicioso que terá, como aquelas borbulhas de euforia. É um livro que me transmitiu tantos sentimentos que me fez pensar que talvez cada um de nós tenhamos uma montanha a escalar, um Everest nos esperando. Cada passo, um de cada vez, assim os desafios nos movem, e exigem de nós ouvirmos a voz do nosso coração, e se a ouvirmos poderemos ter certeza a respeito de nossas escolhas.

Partindo para a parte mais prática, já assisti alguns documentários a respeito de pessoas que vão até o Everest, outras que correm na Antártida, por exemplo, porém aquilo foi algo parcial comparada à aprendizagem que tive com este livro. Nessa leitura eu pude realmente perceber o quanto de preparação essa atividade exige, os cuidados, os riscos, os sentimentos do antes, do durante e depois. Foi uma percepção além, e muito mais enriquecedora. Sydow nos presenteia também com lindas fotografias e descrições a respeito das culturas, deixando o livro ainda mais lindo.

Everest – Uma aventura com muitos títulos foi uma leitura surpreendente, uma mostra de força, coragem e fé. Composto por uma narrativa leve e toques suaves de  uma verdadeira poetisa da vida, que através de palavras nos contou e também nos fez se aventurar em um relato cheio de aprendizagens, mostrando o poder de nossa mente, o equilíbrio entre corpo e espírito, e comprovando que quem faz o tamanho dos nossos desafios somos nós. Parafraseando a própria autora, nós nunca sabemos do quanto aguentamos ou somos fortes até ter nossas resistências testadas. Foi perceptível que após essa experiência, tanto a Jane quanto os demais participantes não foram mais os mesmos, houve um crescimento incrível, foi realmente um trecking para a vida. Simplesmente recomendadíssimo para quem deseja um livro real, que nos deixe com o gostinho de borbulhas de euforia! Transformador e incrível, sem mais.

"(...) Assim é sempre na vida - os obstáculos, as privações, as dificuldades, quando bem direcionados e administrados, sempre nos brindam com o outro lado da moeda: a satisfação, a realização, o crescimento e principalmente a força interior. Só tomando decisões e assumindo responsabilidades podemos conhecer a outra face da situação."

Leia também

8 comentários

  1. Uau,sua resenha foi bem empolgada e positiva!
    Sinceramente gostaria de ler essa aventura real de pessoas que vão ao Everest.
    E diga-se de passagem nem sempre a aventura termina bem. Tem que ter muita coragem!

    ResponderExcluir
  2. também acredito nisso. as vezes não gostamos de um livro, mas acho que pode ter sido pelo fato de não termos lido em um momento bom...
    apesar de ter lido poucos livros assim, gosto deste tipo de trama. sempre me fazem ver a vida de uma forma diferente e reparar em coisas que antes eu não reparava.
    este parece ser um livro ótimo mesmo, não conhecia ele, mas fiquei curiosa!!

    ResponderExcluir
  3. deve ser bem legal ir relembrando os fatos dessa conquista, afinal enfrentar essa montanha de neve não é algo fácil nunca!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá! Tudo bem?
    Adorei seu blog, você é de onde?
    Esse livro parece ser incrível... passa no meu blog? Bjs

    http://itmustache.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Daiane, tudo bom?
    Quando eu era adolescente eu lia muitos livros de viagens justamente pela mensagem que eles passavam. Ia além de desbravar limites, pois também tinha relação com aprender e super algumas coisas. Na época eu também li uma história no Everest e outra no Kilimanjaro.
    Adorei a resenha. Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Daiane, este eu não conhecia, mas no momento eu passo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do livro, viagem junto com a autora

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011