Resenha: Águas Turvas

by - quinta-feira, julho 24, 2014

Autor: Helder Caldeira
Paginas:268
Editora: Quatro Cantos

O jovem médico brasileiro Gabriel Campos decide fazer especialização em Worcester, Massachusetts, depois da morte dos pais. Justin Thompson, herdeiro de uma abastada família republicana de Holden, no mesmo estado, dirige uma rede de revendedoras de automóveis em plena crise econômica de 2009. A trajetória desses dois homens é permeada por um turbilhão ininterrupto de acontecimentos, que prendem irreversivelmente o leitor até o último parágrafo e constroem uma emocionante história de amor. "Com capítulos bem construídos e cliffhangers irresistíveis e que nos prendem em suas páginas, o livro é daqueles que podem e devem ser devorados em pouquíssimo tempo. [...] Helder Caldeira, o autor, surpreende pelo estilo fluido da narrativa e pelo preciosismo de sua construção literária", escreveu Leandro Faria, jornalista, no portal Pop de Botequim. #Mergulhe!

Resenha por Ana Carolina


O primeiro livro que li da nossa parceira não poderia ter sido melhor. Gostei do livro pela premissa e por abordar um relacionamento homossexual. Sempre tive curiosidade de ver na literatura algo que está na minha vida através de amizades. E posso dizer que “Aguas Turvas” foi uma grata surpresa.

O livro conta a história de Gabriel Campos, um brasileiro que realiza seu sonho de cursar uma especialização na famosa universidade de Massachusetts e no dia que ele chega a Boston, ele esbarra com Justin Thompson, um cara com dinheiro e uma empresa para cuidar. E então, seus destinos se cruzam de uma forma que pareceu muito natural e uma linda amizade surge além de um lindo e fofo romance entre esses dois personagens incríveis.

Antes de iniciar minha opinião, exatamente, gostaria de parabenizar a editora pela ousadia de publicar um romance com um pano de fundo tão delicado e que pelo que andei lendo, tendo muito sucesso. O livro aborda sim o relacionamento homossexual, mas ele é retratado de forma tão humana, sincera e honesta que não tem como você não torcer e suspirar – ao menos que você seja tradicional.

“Amar é um verbo complicado, fosse aos dezessete, fosse aos trinta e dois.” Gabriel

Gabriel teve um passado não tão trágico assim, ele perdeu seus pais, mas lutou pelos seus sonhos e tem um coração tão bom que é impossível não amá-lo. Ele é honesto e defende seus ideais e aqueles que ama. Gabriel ao se relacionar com várias pessoas no livro mostra que ele é um daqueles personagens para se ter e amar... Para Sempre.

Justin é mais conquistador, mas um conquistador romântico. Gosto da forma como ele se relaciona com e sua família, ele é mais forte e repleto de atitude, mas tão doce e sensível quando meu amado Gabriel. O Justin mostra para nós a realidade de um homem que assume sua opção sexual e as consequências, sem se arrepender.

A obra além de trazer esse lindo romance, traz também personagens encantadores e um cenário incrível. Minha única ressalva é que o livro poderia ser mais emocionante. Claro que não é uma característica do autor –por ser jornalista –escrever textos com uma carga mais generosa de emoção, mas por se tratar de um romance, esperava isso.

Recomendo o livro, por me fazer ter um olhar diferente a esse que ainda é um assunto tabu. O autor trouxe a nós um romance, envolvido de outros fatores, inclusive suspense, sem apelar em nenhuma das partes, fazendo com o leitor crie automaticamente uma empatia pela estória.

“O amor nem sempre navega em águas cristalinas. Na maioria das vezes, ele exige um mergulho em águas turvas.”

Leia também

2 comentários

  1. poucos autores abordam este tema né... eu pelo menos sei de pouquíssimos livros assim...
    acho que os autores deveriam escrever mais livros assim por causa disso: para quebrar este tabu!
    confesso que fiquei curiosa para conhecer o livro. ainda não conhecia ele, mas parece ser ótimo!!!
    Parabéns Ana pela sua resenha. adorei! :D

    ResponderExcluir
  2. tem sido uma grande quebra de tabus acompanhar histórias assim e acho que ja estava mais que na hora de acontecer!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011