Resenha: As Quatro Portas do Tesouro - Em busca do amuleto de Aloni

by - terça-feira, setembro 16, 2014

Autora: E. Samuel
Páginas: 235
Edição Independente
Ano: 2014
Disponível no site: www.asquatroportasdotesouro.com 

Daniel não imagina que depois de viver anos em uma metrópole, vai encontrar em uma pequena cidade, a grande aventura de sua vida! Juntamente com seus dois melhores amigos, Júlio e Marcelo, descobre a Mata do Anatema, cercada de lendas e mistérios. Mas será possível que tudo o que falam sobre esse lugar seja verdade? Chegar um pouco mais perto não vai fazer mal nenhum... ou vai? Uma aventura cheia de desafios, coragem, criaturas fantásticas e, principalmente, superação de limites! “Em Busca do Amuleto de Aloni”, o primeiro livro da série “As Quatro Portas do Tesouro”, traz aos jovens leitores uma história bem humorada e cheia de emoção, aventuras e fantasia, que vai capturar a atenção de jovens e crianças de todas as idades.

Não é segredo para ninguém que eu adoro ler livros infantojuvenis (é um dos meus gêneros favoritos, confesso), contudo além de uma sinopse atrativa, eu sempre reparo a forma como o autor vai abordar a história, a linguagem e como a conduzirá. Porém tendo em vista não aquilo que eu acho que vai agradar a mim (pois já sou uma adulta de 22 anos), mas sim o público alvo deste, ou seja, as crianças e pré-adolescentes ao qual a história é destinada.

Quando comecei a ler o livro da Elaine, algo que de cara já me chamou a atenção é a naturalidade da escrita, acertando em cheio naquilo que eu esperava que ela fizesse. Para escrever a esse público não basta ter somente personagens com essa faixa etária e uma aventura, é preciso ter ‘tato’ com a história, com o jeito de narrar, com os diálogos e modos de agir dos personagens, e a autora acertou em todos esses detalhes, deixando-os na medida certa.

Ao conhecer Daniel, Júlio e Marcelo, consegui imagina-los perfeitamente e voltar ao meu tempo de infância. Os problemas e características que passamos nessa fase, traços da personalidade e principalmente a curiosidade tão típica dessa idade, me fizeram vibrar por dentro, agradando não somente uma leitora de 22 anos, mas também uma garotinha que vive dentro de mim e ama se aventurar em lindas histórias.

A narrativa é deliciosa, envolvente e sabe manter o leitor desperto, considero essa última característica essencial, pois assim o jovem leitor se manterá atento a história de forma que prossiga a leitura e se sinta cativado por esta. Para um primeiro livro, a autora já mostrou que tem muito talento, e sinceramente, acredito que tem tudo para se tornar um dos grandes nomes desse gênero literário.

O enredo é bem conduzido, não deixa o leitor perdido, além de ser bem costurado, sem falhas ou pontas soltas e trazer lindas lições. “As quatro portas do tesouro – Em busca do Amuleto de Aloni” foi uma bela e grata surpresa literária a mim, se eu tivesse que nesse momento presentear uma criança ou pré-adolescente com um livro juvenil, certamente escolheria esse. Aliás, na verdade já o fiz, visto que já o recomendei para minha irmã de 13 anos, e ela o lerá!

Divertido, com um toque leve e mágico, uma aventura que te envolve do começo ao fim, protagonizados por personagens cativantes e únicos. Um livro bem escrito, e que surpreende pela qualidade e história bem composta, E. Samuel sabe como escrever um bom infantojuvenil, de uma forma natural e principalmente, encantadora.

"Daniel olhou novamente para a floresta. Parecia que ela brotava no meio do nada, destoando de todo o resto da vegetação ao seu redor. Ele se virou e viu o olhar apreensivo dos amigos. Sorriu ao perceber que ali havia algum mistério, algo não estava certo."

Leia também

1 comentários

  1. que interessante esse livro, ainda não me decidi se leria, mas fica a dica
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011