Resenha: Eu e você

by - quinta-feira, setembro 11, 2014

Autora: Ali Cronin
Páginas: 329
Ano: 2014
Editora: Seguinte

Um ano se passou desde esse início de Garota Ama Garoto, e Sarah está mais madura e experiente. Disposta a superar o passado, ela voltou a namorar seu melhor amigo, Ollie. Porém, por mais que o relacionamento pareça ótimo, Sarah está atordoada, cheia de dilemas e questionamentos. Depois que seu pai perde o emprego, Sarah tem de abrir mão das últimas férias de verão antes do começo da faculdade, para ajudar com as despesas da família. Enquanto lida com as mudanças em casa, a expectativa pelas notas finais e a impossibilidade financeira de ir para a Grécia com os amigos, Sarah torna-se próxima de Jackson, seu colega do trabalho na livraria. Os dois descobrem que têm muito em comum, e essa amizade confunde ainda mais a garota. Afinal, será Ollie realmente o amor da vida dela? E como ficarão as coisas quando os dois forem para a faculdade? Sarah precisa descobrir um jeito de lidar com todas as inseguranças, sem esquecer dos seus amigos do coração.

Ah esse sentimento desolador que invade nosso coração quando lemos o último livro de uma série. Estou nesse momento sentindo uma dorzinha no peito, um misto de saudade e um amor praticamente materno com esses personagens que tenho acompanhado a cada livro. Neste sexto e último volume de Garota Ama Garoto, “Eu e você”, Ali Cronin nos traz como foco novamente Sarah, que dessa vez está com Ollie.

Devo dizer que estava apreensiva com este último volume, no sentido de curiosidade para saber o que Cronin reservaria aos seus personagens. Mais uma vez somos contemplados com aquele toque de realidade que ela sabe dar às suas histórias, deixando o livro com um sabor leve e doce dos juvenis, mas sem ser superficial. Como sempre digo, a autora sabe como retratar o universo adolescente da forma como ele realmente é, ou seja, um período intenso e cheio de descobertas.

Sarah amadureceu muito e está diferente da garota que encontramos lá no primeiro livro, assim como os demais personagens. A moça continua com sua docilidade e inteligência, porém passa por momentos difíceis agora e sua mente está cheia de questionamentos que a deixam confusa. As dúvidas de Sarah eram compreensíveis, mas em alguns momentos achei que ela estava pensando demais. Aliás esse é um defeito que muitos de nós temos, às vezes pensamos demais em como será o depois, e não nos damos conta de que o que estamos vivendo é o agora, e que sobre o amanhã não há certezas. Mesmo a compreendendo, algumas vezes seus pensamentos eram excessivos, o que me fazia dizer “Sarah, calma...” (converso com livros, enfim). Porém levando-se em conta que o livro é em primeira pessoa, e ela está se descobrindo e numa fase de intensa mudanças, isso é aceitável, mesmo sendo às vezes chatinho, não chega a estragar a narrativa.

O ritmo da narrativa é delicioso, o enredo como sempre caprichado, e os personagens adoráveis. Um grupo de amigos com personalidades distintas, modos de vida diferentes, e que nutrem uma amizade linda. Confesso que fiquei tão próxima de cada um deles que ao chegar nesse último livro torcia por cada um, para que realizassem seus sonhos, entrassem nas universidades e fossem felizes. Foram compostos de uma forma tão palpável que é impossível não se identificar com alguns deles, pois são sentimentos e dúvidas universais que qualquer pessoa que já passou pela adolescência ou está nela teve ou terá um dia.

O desfecho não poderia ter sido melhor, pés no chão e ao mesmo tempo emocionante. Deixando uma pontinha de nostalgia, de vontade de voltar lá para o primeiro volume e reler tudo de novo. Não foi fácil deixá-los, e para concluir esta resenha a única coisa que posso dizer é: esta é sem dúvida uma das melhores séries de livros juvenis que já li até agora em minha vida. Cronin sabe como escrever para jovens, e eu só tenho a agradecer por ela ter escrito essa série.

"No fim era uma questão de confiança, concluí. Encarei o medo e segui em frente mesmo assim."

Leia também

1 comentários

  1. mesmo sendo doído de terminar a série também é bacana de acompanhar esse amadurecimento! eu mesma ainda não tive a oportunidade de ler, mas estou bem animada!
    que bacana tê-la de volta, mesmo aos pouquinhos!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011