Resenha: A coleção de Maya

by - quarta-feira, outubro 08, 2014


Autor: Marcelo Jucá
Páginas: 26
Ano: 2014
Editora: Pipoca


A história acompanha Maya. Ela está doida para começar uma coleção, porque todos os seus amigos já têm uma. Álbum de figurinhas. Bolas. Óculos. Selos. Sapatos e até cupcakes. Mas, então, colecionar o quê? Parece que não sobrou nada. Maya quer colecionar algo diferente. Algo que ninguém tenha. Algo só dela. De forma curiosa e lúdica, ela descobre algo bem divertido. Mas será que essa coleção tão peculiar vai dar certo? O livro conta com recursos de interação e é indicado para crianças a partir de seis anos. 


Acredito que todos nós quando fomos crianças tivemos nossas coleções, e não só quando criança, mesmo na fase adulta temos esse hábito. Esse é o tema abordado por Jucá em seu livro infantil “A coleção de Maya”. O livro é em formato e-book, estou acostumada a ler infantis, e sempre vi algumas pessoas comentando sobre esse gênero nesse formato (eu curiosa prestava a atenção nas conversas), mas ainda não tinha tido a experiência, e bem, tive a oportunidade de ler A coleção de Maya e o que posso dizer é: que divertido!

Maya tinha que começar uma coleção, o professor falara na sala e todos os colegas estavam empolgados e cada um tinha a sua. Mas Maya queria algo diferente, só seu, mas o que poderia colecionar? Até que ela tem uma ideia, algo bem original...

Voltei no tempo, gente, que delícia de história! Em alguns momentos parei para relembrar o que eu colecionava quando criança, e bem, eu gostava de colecionar power rangers (me julguem, sempre fui uma menina que gostava de brinquedos de meninos), bolinhas de gude (existem ainda?) e flores do jardim de minha mãe (viu, algo de menina! Yeah!). E que sensação maravilhosa foi ler e poder voltar a todas essas lembranças.

Mas a melhor parte é que em alguns momentos me esqueci que eu era uma adulta e me peguei como uma criança rindo com a interatividade do livro, é muito legal. Eu ainda não tinha lido um e-book interativo, como citei antes, então ao tocar a tela do iPad em algumas partes das ilustrações e ver os olhinhos se mexendo, ouvir um som, ou novas imagens surgindo, eu me sentia mergulhada na história, e de verdade, fiquei triste quando terminei, queria mais! Se eu que sou uma adulta me peguei me divertindo (minha mãe disse que eu parecia que tinha voltado aos seis anos), imagina uma criança (de fato)?

As ilustrações são lindíssimas, essas aliadas a interatividade conseguem envolver e proporcionar uma experiência de leitura diferente e prazerosa ao mesmo tempo. Ao ler este e-book com uma criança tenho certeza que ela se sentirá entretida e envolvida pela história de uma forma que conseguirá trazer aquilo para si própria, já que ao ler começará a pensar em suas próprias coleções, ou no que um dia gostaria de colecionar.

Para pais e professores o mesmo se torna válido, a partir da obra pode-se tirar várias atividades a serem realizadas. Afinal, mesmo na vida adulta nós temos esse costume de colecionar, eu por exemplo coleciono marcadores de livros, bloquinhos, moleskines e canecas, e há outras pessoas que gostam de colecionar sapatos, roupas, etc. Enfim, conseguem perceber como é um tema amplo e que pode trazer diferentes discussões a respeito?

A coleção de Maya foi uma experiência única, com algo que é primordial que é a identificação do pequeno leitor com o tema, proporcionando envolvimento e também reflexão. Aliar todas essas características não é fácil, e sinceramente, nem todos os livros infantis conseguem atingir esse nível, mas Jucá conseguiu fazer isto com maestria, e ainda com o toque de interatividade, que convenhamos, é muito legal mesmo. Há alguns dias fizemos um post sobre e-books infantis e também uma entrevista com o autor. Não viu? Então clica aqui e vem conferir! Livro mais que recomendado, se você é pai, mãe, professor, tio, primo etc, esta é uma obra que realmente vale a pena em todos os quesitos.

Leia também

7 comentários

  1. Olá Daiane, tudo bem?

    Eu não conhecia o livro, mas fiquei extremamente curioso depois de ler a sua resenha. Já coloquei na lista de desejados e em breve, tentarei lê-lo. Valeu pela dica. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. confesso que não foi um livro que me atraia, o enredo em si é bom e inovador, mas não me agradou tanto

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não tinha me interessado por ele não, mas você fez eu mudar de ideia. Vou dar uma lida sim.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Oi Dai , tudo bem

    Nossa não sabia dessa nova tecnologia para ler livros e também não conhecia o autor adorei a tecnologia e pretendo ler em breve parece ser muito bom.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  5. Daiane, que resenha linda! ♥
    adoro quando o blogueiro coloca um pouco de si nos textos, e te vi em cada pedacinho!
    adorei saber as brincadeiras de infância, é sempre uma delícia ler textos assim
    O livro parece mesmo ser divertido, vou procurar!

    Beijocas!
    www.marinadelamonica.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, Daiane e olá pra todo mundo deste maravilhoso blog!

    Fiquei muito feliz com a resenha, ela está linda. É muito gostoso este tipo de reconhecimento, de conseguir despertar as lembranças da infância nos mais crescidinhos, rsrs.

    Fica o convite para todos vocês conhecerem 'A Coleção de Maya' e os demais livros da Editora Pipoca. Aproveitem que o preço está em promoção por conta do dia das crianças.

    Corram lá: www.editorapipoca.com.br

    Logo mais outros livros meus serão lançados, e faço questão de vir aqui contar.

    Até mais e abcs a todos!

    ResponderExcluir
  7. Amei o blog, está de parabéns. Já estou seguindo <3
    blognossaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011