Resenha: Um sorriso ou dois

by - sábado, outubro 25, 2014

Autor: Frederico Elboni
Páginas: 217
Ano: 2014
Editora: Benvirá

Para Frederico Elboni, não existe certo ou errado quando os sentimentos estão em pauta. O que importa é encontrar harmonia e equilíbrio entre quem somos e o que fazemos; entre nossas ações e nossa perspectiva diante da vida. E, consciente de que mulheres trazem na bagagem alguns conflitos internos em relação ao mundo e aos homens – e haja conflito! –, esse jovem autor se dirige a elas: mulheres apaixonadas, decepcionadas, ingênuas, destemidas... Todas ansiosas por palavras que as façam abrir em seu rosto um lindo e incessante sorriso. Ou dois.


Antes de comer a crítica do livro “Um sorriso ou dois”, quero contar a vocês minha trajetória como leitora do Frederico Elboni. Conheci seu blog “Entenda os homens” há um tempo (um bom tempo na verdade rs) e já passei noites e noites lendo os textos lá postados, tanto do Fred quanto de seus colunistas. Em muitos momentos difíceis em minha vida pessoal abrir seu blog e encontrar lá palavras que me compreendiam, outras que me ensinavam a refletir e algumas que até mesmo me davam um tapa na cara, me ajudaram e muito a superar obstáculos emocionais, abrir a mente e principalmente a me amar cada dia mais.

Como fã que sou, já que Entenda os homens é um dos blogs que visito diariamente (e recomendo muito!), claro que tinha de ler “Um sorriso ou dois”, livro que reúne vários textos desse moço apaixonado por nhá benta e uma alma sensível, que consegue fazer arte com palavras presenteando-nos com textos que emocionam e nos fazem refletir sobre nós mesmos e nossas atitudes.

Alguns textos eu já havia lido no site, e foi uma delícia poder relê-los, outros eu ainda não conhecia. É incrível como Fred faz nós mulheres nos sentirmos tão especiais, como está na contracapa não é um autoajuda, muito menos um guia, temos textos de um homem sincero, observador com alma de poeta, que nos faz ver a realidade sob diversos pontos. Sua escrita é regada a ironia, um lirismo doce e apimentado, com frases que nos desafiam. Se eu tivesse que fazer uma comparação sobre a forma de Fred narrar eu diria que oscila harmoniosamente como um sussurro ao pé do ouvido e a ardência gostosa de uma pegada mais forte.

A sinceridade em cada página também é algo notável, sem meias palavras ele aborda dúvidas que todas nós temos, assim como situações do cotidiano e outras de relacionamentos. Aqui todas as mulheres se sentem únicas, com seus defeitos e qualidades, e claro, muitos sorrisos. Suas reflexões ficam em nossa mente, justamente porque conseguem fazer esse elo literário-real, sobrepondo as páginas todas as mensagens chegam até nós de uma forma delicada e assim ficam.

Termino essa resenha com um agradecimento: obrigada, Fred! Obrigada por seus textos que me fizeram sorrir quando nada mais conseguia. Obrigada por me ajudar num processo de superação do meu divórcio, mostrando-me que ainda sou capaz de amar. Obrigada por me fazer ver a beleza da vida, quando ao lado da minha mãe lutava pela cura de um câncer maligno. Obrigada por me fazer refletir, e rever opiniões que eu tinha como concretas. Obrigada por me fazer me sentir sexy mesmo quando estou com um coque desarrumado e uma camiseta grande. Obrigada por me ajudar a me amar como sou, independente de padrões, aceitando somente o meu padrão como único e perfeito para mim. Obrigada pelas lágrimas que derramei ao ler tantos textos emocionantes. Obrigada ainda mais por todos os sorrisos, e não somente pelos dois, mas pelas centenas (ou milhares!) que tiraste de meus lábios em todo esse tempo que sou sua leitora. Obrigada por ser quem você é!

Se você ainda não conhece o blog Entenda os homens, por favor conheça! E se você é uma mulher que quer mais, vem e leia “Um sorriso ou dois”, Fred sabe como falar com a alma feminina, ou simplesmente, com a alma humana.

"(...) Queremos ligações genuínas com outras pessoas, mas bloqueamos sentimentos para nos proteger. Gostamos da amplitude dos nossos egos exaltados, mas não aceitamos ser ignorados quando precisamos tanto ser vistos. Procuramos pessoas inteiras, mas só queremos doar metade de nós. Queremos mudar o mundo, mas não mudamos sequer nossos hábitos."

Leia também

3 comentários

  1. depois de tantos elogios não sei como ainda não me rendi ao livro, irei conferir sua indicação de blog
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é muito booom! Também fiz uma resenha lá no meu blog, se puder conferir, o link é http://www.clicandokarol.com/resenha-um-sorriso-ou-dois/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é muito booom! Também fiz uma resenha lá no meu blog, se puder conferir, o link é http://www.clicandokarol.com/resenha-um-sorriso-ou-dois/

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011