Resenha: O lado mais sombrio

by - domingo, novembro 09, 2014

Autora: A. G. Howard
Páginas: 367
Ano: 2014
Editora: Novo Conceito
Compre aqui: Livraria Saraiva

Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas. Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer. Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real o superprotetor Jeb , mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas. Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa...


O universo psicodélico de Alice no país das maravilhas sempre me encantou, com certeza é uma das histórias mais conhecidas no planeta e também uma das mais incríveis pelo seu surrealismo. Quando conheci a sinopse de “O lado mais sombrio”, e soube que sua premissa partia da história criada por Carroll, logo quis ler, e não me arrependi!

Realmente na história de Alyssa, descendente de Alice, vemos um lado mais sombrio. A obra é regada por um mistério que de início nos promete muitas aventuras nos deixando numa expectativa deliciosa. Logo somos conquistados pela narrativa fluída, e que a todo o momento nos deixa aquele gostinho de querer ler mais, tomando-nos pela curiosidade de saber o que de fato aconteceu com Alice naquele país encantado e como quebrar essa maldição.

Porém devo dizer que o que mais me encantou nisso tudo é a facilidade com que a autora conseguiu encaixar em sua obra os elementos de “Alice no país das maravilhas” sem parecer uma adaptação, e mantendo um toque de originalidade própria. Mesmo que Alyssa percorra os caminhos feitos por Alice a fim de corrigi-los, encaramos “O lado mais sombrio” como uma história única e completa em si.

Embora se faça presente o embasamento da obra clássica de Carroll, a autora inseriu elementos de uma mitologia própria e soube entrelaçá-los com o já conhecido por nós do mundo de Alice, compondo assim um livro que ao final mostrou-se ser surpreendente e que manteve uma verossimilhança que poucos autores conseguem fazer. 

Um dos desafios de um livro de fantasia é fazer com que o leitor sinta-se convencido daquilo que lê, ou seja, fazer com que este mergulhe na ficção ali criada de uma forma natural, e se envolva naquele mundo. E Howard conseguiu fazer isso de uma forma perfeita. Além de detalhes maravilhosos, que nos permite visualizar todas as cenas perfeitamente, somos levados a um mundo fantasioso criado de uma maneira incrível.

O enredo foi bem composto não deixando a desejar em nada, seja na aventura de tirar ao fôlego ao mundo surreal e no mistério deliciosamente traçado. Na medida que a leitura avança diversas são as surpresas encontradas. Os personagens são de uma personalidade marcante, aos poucos eles amadurecem e seus questionamentos internos também são trabalhados. O lado mais sombrio é um livro deliciosamente louco, único a sua forma, e com certeza para quem deseja uma fantasia diferente e bem escrita a leitura com certeza vale a pena!

Leia também

7 comentários

  1. Olha primeiramente tenho que te parabenizar pela sua linda resenha, segundo dizer que não gostei muito do livro Alice no país das Maravilhas escrito pelo o autor Caroll. Achei ele meio paradão. Acabava até com sono pra vc ter uma ideia, mas mesmo assim terminei de ler o livro, porque queria saber como era e tudo mais. Até porque sou apaixonada pelo filme da Disney.

    Agora depois que li sua resenha, fiquei bastante interessada na história pelo simples fato da autora manter a essência da história de Alice, mas fazer tudo diferente. Isso sim é bacana, porque acaba sendo de uma maneira que a gente não espera e isso eu gosto bastante. E pelo que vc falou, o livro tem uma narrativa bem fluida prendendo o leitor do começo ao fim certo? Espero poder gostar bastante da leitura, pois estou com os dois livros na minha estante. Mas não tinha lido ainda por receio mesmo. Mas enfim...Agora vc me convenceu (risos)

    Se cuida linda e parabéns pela sua bela escrita
    tudo lindo aqui
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie, td bom?

    Confesso que estou curiosa com esse livro pelas capas da série que são lindíssimas! Pretendo ler e espero gostar tanto quanto vc :D hehe

    Bjs
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
  3. Olá minha querida, tudo bem?
    Eu moro em Portugal e infelizmente esse livro não foi lançado por aqui, então estou a pensar em ler em e-book. Resenha maravilhosa <3
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. mesmo com uma capa linda demais, não me atrai pela proposta do livro!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Daiane, tudo bem?

    Eu estou com muita vontade de ler esse livro, pois todos elogiam essa série e, pelo o que parece, ela é bem diferente e inovadora. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie! Quando esse livro foi lançado, eu e a minha melhor amiga ficamos mor-ren-do pra lê-lo. Adoramos a sinopse e simplesmente com a menção d'O País das Maravilhas, ficamos encantadas. Infelizmente muitos livros entraram na frente deste, mas espero que logo consiga colocar minhas mãos nele.
    Seguindo aqui!

    Beijinhos, Vanessa
    http://portras-daslinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Alice no País das Maravilhas sempre me encantou também, desde criança, e desde a primeira vez que li a sinopse deste livro, fiquei curiosa por isso!
    hoje em dia este tipo de trama já não me deixa mais tão curiosa, mas as vezes gosto de ler. pretendo comprar este, pois acho que a trama me agradará demais! *-*

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011