Resenha: O Grande Ivan

by - sexta-feira, dezembro 26, 2014

Autora: Katherine Applegate
Páginas: 288
Ano: 2014
Editora: Irado
Compre aqui: Livraria Saraiva

Meu nome é Ivan.
Eu sou um gorila.
Não é tão fácil quanto parece...
Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo.
Baseado em fatos reais, O GRANDE IVAN é uma história deliciosa, cheia de humor, ao mesmo tempo doce e inteligente, sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade.
Não importa quantos anos você tem... Você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. Aliás, o que você está esperando para começar?


O Grande Ivan é um livro que me pegou de surpresa, com uma sinopse linda, na qual relata que a história é baseada em um gorila real, a minha curiosidade foi atiçada. Mesmo sendo uma adulta e o livro focado no público mais infantil, ainda assim fui me sentindo atraída por ele que é lindo tanto em diagramação quanto em conteúdo.

Narrado sob a perspectiva de Ivan, conhecemos ele e seus amigos, que vivem numa espécie de jaula dentro um shopping, onde são feitas apresentações aos clientes. Mesmos sendo uma ficção, foi curioso observar como nós humanos eramos vistos sob o ponto de vista de um animal, em alguns momentos a fera selvagem não eram eles, e sim nós. Pois podemos ser muito mais assustadores, somos seres que surpreendem, tanto pelas atitudes positivas quanto negativas.

Percebe-se o apelo feito sobre a importância de se cuidar dos animais, de denunciar maus tratos, e que lugar de animal silvestre, como elefantes, gorilas, etc, não são em jaulas, mas sim em seus habitats natural, ou pelo menos em um bom zoológico com ótimas condições. É uma mensagem que nos chega capítulo a capítulo, de uma forma inocente e bem humorada levando o leitor a refletir sobre tudo isso e muito mais.

A história criada com Ivan e seus amigos, e a pequena Julian, é tão meiga, delicada, que ao final confesso que me vi entre algumas lágrimas e torcendo para um final feliz, pois eles mereciam. No fundo, isso realmente acontece, animais são tirados de seus grupos, expostos como objetos, por fruto de uma falta de consciência e humanidade daqueles que se dizem humanos. E isso não deve acontecer. Eles sentem, são amorosos, eu sou apegada demais com bichinhos e para mim eles são mais que importantes. 

O Grande Ivan além de entreter fará o jovem leitor pensar, refletir, em uma leitura rápida, gostosa e envolvente. A edição está lindíssima, e a reflexão abordada é mais do que relevante, é necessária! Uma dica de infantojuvenil que com certeza a criançada irá adorar! E nós grandinhos também, porque eu amei.

Leia também

4 comentários

  1. ainda não me atrai pelo enredo dos selos irado, mesmo achando fofo creio que não leria
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Esse é o livro infantil que eu mais estou com vontade de ler. A premissa é instigante e parece ser um infantil realmente de qualidade. Adorei a resenha. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiee Dai =)
    nossa, não sabia que a estória desse livro é tão linda e tocante, quero lê-lo, já está na minha lista, espero me sentir um pouquinho como você e já estarei satisfeita.
    Feliz 2015 e Beliscões da Máh ♥
    Blog |Instagram |Twitter

    ResponderExcluir
  4. Já quero ler apenas pela sua resenha hahaha acho a edição muito bonita.

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011