Resenha: Contos de Grimm para todas as idades

by - sábado, janeiro 10, 2015

Autor: Philip Pullman
Páginas: 416
Ano: 2014
Editora: Alfaguara
Compre aqui: Livraria Saraiva

Em Contos de Grimm para todas as idades, considerado pelo jornal britânico Sunday Times um dos melhores livros de ficção do ano, Philip Pullman recria seus contos de fadas preferidos. Afirmando que conservar uma única versão dessas histórias é como prender um pássaro numa gaiola, o autor toma a liberdade de acrescentar e inventar detalhes que tornem a narrativa mais fluida e divertida. Ao final de cada uma delas, um breve comentário sobre personagens, curiosidades, versões semelhantes e finais alternativos traz ainda mais riqueza para essas clássicas histórias. Ao longo dos 53 contos reunidos na coletânea, belos príncipes e princesas, velhas feiticeiras, madrastas cruéis e animais falantes transitam entre o estranho e o absurdo. Estão presentes clássicos como Branca de Neve, Cinderela, João e Maria e Chapeuzinho Vermelho, e histórias menos conhecidas, mas não menos surpreendentes, como O junípero, Rumpelstiltskin e Hans Meu Ouriço. A maestria e o cuidado de Pullman conferem novo vigor à preciosa obra dos irmãos Grimm, repleta de histórias fantásticas sobre amor, amizade e coragem, que há séculos encantam leitores de todas as idades. "Tudo o que me propus a fazer neste livro foi contar as melhores e mais interessantes histórias dos irmãos Grimm, tirando do caminho qualquer coisa que pudesse impedi-las de fluir livremente. Não quis colocá-las em cenários modernos, produzir interpretações pessoais ou compor variações poéticas dos originais; tudo o que busquei foi produzir uma versão que fosse límpida como água. A questão que me orientou foi: Como eu mesmo contaria esta história, se a ouvisse de outra pessoa e quisesse passá-la adiante? Philip Pullman


Philip Pullman é um autor já reconhecido de vários livros famosos como a série “A bússola de ouro” etc. Eu sempre gostei dos contos dos irmãos Grimm, contos de fadas me fascinam, e gosto de ler tanto as versões mais antigas quanto as novas recriações. Ao ler que este seria escrito por Pullman com certeza quis ler, e posso dizer que mesmo não trazendo grandes surpresas, ainda assim fui surpreendida pelo talento do autor ao compor este livro.

A diversidade de contos é grande, desde as mais conhecidas até outras nem tão comentadas. Algumas não são tão inovadoras, não houve surpresas ou grandes modificações, mantendo-se como são originalmente, porém com uma narrativa mais fluída de uma forma que cativa mais o leitor, deixando de lado aquele 'encantamento' e proporcionando um envolvimento maior.

Após cada conto há um comentário do autor sobre este, eles não são longos, e posso afirmar que são ótimas fontes de consulta e leitura para aqueles que desejam ler contos dos irmãos Grimm de um forma não tão romantizada, e próxima de como são ditas popularmente.

Alguns contos não são tão populares e assim ganham um sabor novo. Confesso que teve um ou outro que eu ainda não conhecia, o que tornou a obra ainda mais enriquecedora, saindo de uma margem comum embora se tratem de clássicos. Alguns pontos o autor também recria e usa de um traçado próprio, contudo sem deixar que as histórias percam sua essência.

Pullman com sua escrita instigante soube como tratar cada conto de forma sincera, cumprindo a missão a qual se propôs: propor uma versão límpida. É um dos melhores livros que li que trazem uma recriação rica e ao mesmo tempo bem elaborada dos contos dos irmãos Grimm. As informações, assim como os comentários do autor deixam a obra ainda mais esclarecedora e também interessante ao leitor.

Sem grandes invenções, mas com uma delicadeza de um grande contador de histórias, o que temos é um livro rico, simples e que se torna literalmente para todas as idades. Recomendado com certeza, “Contos de Grimm para todas as idades” é aquele livro que leitores fãs de clássicos amarão ter e sua estante.

Leia também

7 comentários

  1. Eu preciso desse livro! Eu sou doido pra ler algo do Philip Pullman, ótima resenha, obrigado mesmo, eu não conhecia o livro ainda.

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoro seu blog e adoro ainda mais suas resenhas, ja li imensos livros recomendado por si e amei-os! Este livro acabou de entrar para a minha lista dos que quero ler e certamente que vou adorar!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro os irmãos Grimm também e não conhecia esse livro ainda. Fiquei bastante curiosa para ler o livro com os contos. Realmente não é nenhuma novidade o talento dele e deve ser por isso que faz tanto sucesso com facilidade.
    Vou querer ler, claro. Adorei tua resenha :D

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  4. gostei bastante do enredo da trama, vale a pena conferir com mais carinho
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não tinha visto ainda e como gosto de contos e dos irmãos Grimm, seria uma boa opção de leitura.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia, mas adorei. Adoro recontos de contos de fadas, é um vício na verdade hehe (assim como recriações das obras de Jane Austen).
    Também ainda não li nada do autor, mas pretendo.

    Beijos!
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011