Resenha: abc da Literatura

by - quarta-feira, março 18, 2015

Autor: Ezra Pound
Páginas: 220
Ano: 2015
Editora: Cultrix

abc da Literatura - Em nova edição revista e atualizada, Ezra Pound, um dos mais importantes e discutidos poetas do século XX, define a natureza e o significado da literatura e mostra ao leitor como ele pode desenvolver uma mente crítica e sensibilidade para captar o que haja de realmente criativo na grande literatura do mundo. Completa o volume uma miniantologia de 'poetas essenciais', de Homero a Rimbaud, passando por Li T’ai Po, os trovadores provençais, John Donne, entre outros, brilhantemente traduzidos por Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari.


Meu primeiro contato com Ezra Pound foi durante a faculdade no curso de Letras. Sempre fui apaixonada por literatura e textos de crítica literária faziam parte do meu cotidiano. Estou há um tempo longe das salas de aulas, mas ao me deparar com este livro em sua nova edição no mesmo momento quis voltar à sua leitura.

Para começar, deixo claro que essa resenha não fará uma análise profunda da obra em si, pois este é um livro técnico. O público leitor do blog é amplo, e meu objetivo é que todos possam ler e compreender a resenha, se eu for entrar em muitos detalhes algumas pessoas que não são do campo das Letras ficarão confusas. Então farei uma apresentação geral.

Pound foi um poeta e crítico norte-americano que desenvolveu estudos sobre a literatura moderna, estabelecendo inclusive critérios para análise poética. Nesta obra ele aborda o significado da literatura e como desenvolver nossa mente para uma análise crítica, tendo a capacidade de reconhecer e diferenciar as obras dentro da literatura. Na última parte também há uma mini-antologia de grandes poetas como Shakespeare, Homero, entre outros.

Acredito que para todos aqueles que estão começando seus estudos na Teoria Literária, conhecer essa obra de Pound é algo imprescindível. Porém, acredito que mesmo para os leitores mais curiosos e que querem ter este conhecimento, sua leitura também se torna válida. Em alguns momentos pode ser que haja estranheza com o conteúdo ou com parte da linguagem por não ser algo cotidiano ao seu meio, mas com paciência, vontade e buscando compreender, tenho certeza que é uma leitura que acrescentará e muito para seu conhecimento, principalmente no que se refere a forma como se lida com a literatura e a crítica literária.

Muito do que ali encontramos nos faz refletir sobre como julgamos e analisamos uma obra, podemos sentir nossa mente se expandir e perceber de uma forma mais científica partes que muitas vezes temos dúvidas sobre como considerar, avaliar ou simplesmente entender. Pound também nos faz entender que a Teoria da Literatura não é isolada, estabelecendo relações entre ela e demais disciplinas ou campo teóricos.

Essa obra rica é uma preciosidade para todos que buscam entender mais sobre literatura, e também para estudiosos na área. Sabemos que é sempre bom ter contato com várias teorias, conhecê-las, pois a meu ver não há uma única correta, contudo devemos sempre procurar nos agregar de seus conhecimentos para embasar nossa opinião.

Se você está com medo de ler o Abc da Literatura e não entendê-lo, acredito que não precisa ter esse receio. Embora não seja um livro "comum" e contenha uma abordagem mais científica, sua leitura e compreensão não é impossível para um leitor que não tenha tido contato antes. Gostei dessa edição da Editora Cultrix, tem um bom tamanho, só as páginas que são brancas e meus olhos reclamam um pouco com isso. Recomendado com certeza, principalmente para os que buscam uma obra clássica e de referência dentro do campo da Teoria Literária, afim de começar ou complementar seus estudos.

Leia também

1 comentários

  1. acho até interessante para conhecer mais desse mundo pelo qual a gente tanto se interessa
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011