Resenha: Anexos

by - quinta-feira, março 05, 2015

Autora: Rainbow Rowell
Páginas: 366
Ano: 2014
Editora: Novo Século

Beth Fremont e Jennifer Scribner-Snyder sabem que alguém está monitorando seus e-mails de trabalho. (Todo mundo na redação sabe. É política da empresa.) Mas elas não conseguem levar isso tão a sério, e continuam trocando e-mails intermináveis e infinitamente hilariantes, discutindo cada aspecto de suas vidas.
Enquanto isso, Lincoln O’Neill não consegue acreditar que este é agora o seu trabalho – ler os e-mails de outras pessoas. Quando ele se candidatou para ser “agente de segurança da internet”, se imaginou construindo firewalls e desmascarando hackers – e não escrevendo um relatório toda vez que uma mensagem esportiva vinha acompanhada de uma piada suja. Quando Lincoln se depara com as mensagens de Beth e Jennifer, ele sabe que deveria denunciá-las. Mas ele não consegue deixar de se divertir e se cativar por suas histórias. No momento em que Lincoln percebe que está se apaixonado por Beth, é tarde demais para se apresentar. Afinal, o que ele diria...?

Anexos é o primeiro romance escrito pela Raibow Rowell, e o terceiro que leio da autora. Eu imaginava que Eleanor e Park seria sempre meu livro favorito dela, mas eis que ao ler este devo dizer: Anexos está mais que favoritado, para mim é o melhor da autora até aqui.

Já nas primeiras três páginas eu estava rindo, me senti tão à vontade com Beth, uma personagem que facilmente nos identificamos e também amamos. Assim como Lincoln, o contato que o leitor tem com ela é apenas pelos e-mails, mas mesmo assim conseguimos construí-la em nossas mentes perfeitamente. Compartilhamos da ansiedade que o moço nutria e algumas curiosidades, já que essa parte do mistério em relação a Beth também nos contagia.

Lincoln não é um homem perfeito, tímido, estudioso e com qualidades que nem mesmo ele percebia. Tem um toque de personalidade nerd (já comum em alguns personagens da autora) que o tornam divertido e simplesmente adorável. Os demais personagens secundários, como sempre, são únicos e igualmente cativantes.

Em toda a narrativa o humor tão característico da escrita de Rowell esteve presente. Os diálogos, seu ponto forte, mais uma vez deixam toda a história leve, deixando-nos com uma sensação de se sentir bem com os personagens e também com o enredo. Não é difícil se pegar rindo de diversas cenas, pois em situações até mesmo simples a autora conseguiu inserir ironias em que facilmente nos identificamos.

O enredo não teve pontas soltas, os dramas presentes são convincentes e em alguns momentos vemos nossas próprias dúvidas e medos espelhadas em páginas. Assim como eles, pensamos em nossas reações e atitudes, e como seguir com o próximo passo. Peguei-me torcendo várias vezes por Beth e Lincoln, e o desfecho era o que mais me causava medo, porém foi concluído de forma bela.

Anexos é um livro incrível, uma história simples e tão deliciosa, que cada página realmente nos prende. O envolvimento é imediato, e os personagens são no mínimo excelentes. Para quem deseja se divertir durante uma leitura, e até mesmo se emocionar, este, com certeza, é o livro certo! Raibow Rowell mostrou que seu talento era certo desde o primeiro romance. Mais que recomendado!

Leia também

1 comentários

  1. ainda não consegui ler nenhum livro da autora, mas curti bastante a premissa e os bons comentários que leio vem me motivando a querer ler
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011