Resenha: As mais belas histórias da Antiguidade Clássica Vol.1

by - terça-feira, abril 07, 2015

Autor: Gustav Schwab
Páginas: 334
Ano: 2015
Editora: Paz e Terra/Record

Uma obra que oferece ao leitor, em três volumes, uma ampla coletânea dos mitos gregos e romanos em versão romanceada.
“Hoje, As mais belas histórias da Antiguidade Clássica permanece como leitura valiosa não apenas para adolescentes, mas também para adultos. Útil para quem procura um primeiro contato com os mitos da Antiguidade clássica (sem a aridez habitual aos manuais de mitologia), as narrativas são também lidas com grande prazer e curiosidade pelos já iniciados, pois é antes de tudo obra de valor literário intrínseco, além de qualquer função didática que possa ter.” - Paula da Cunha Corrêa.
No primeiro volume estão reunidos “Metamorfoses e mitos menores”, a começar pelo mito de Prometeu, o mito hesiódico das gerações humanas e os relativos às origens das tribos gregas. Além destes, as histórias dos argonautas, de Héracles e os heraclidas, Teseu, Édipo e a guerra de Tebas.

Enfim um livro que há tempos procuro! Sou apaixonada por mitologia, sempre procurei ler os diversos mitos e já li um ou outro livro que satisfizesse minhas curiosidades, mas ainda assim eu procurava por algo diferente, uma edição melhor trabalhada e com mais contos, então eis que ao me deparar com os lançamentos da Editora Record, encontro “As mais belas histórias da Antiguidade Clássica”.

Este é o primeiro de três volumes, neste primeiro são recontados "Metamorfose e mitos menores", iniciando desde o primeiro conto de Prometeu, como Zeus e os demais deuses o criaram, etc, seguido com partes que cabem as histórias dos argonautas, héracles, os heraclidas, Teseu, Édipo e a Guerra de Tebas. Ao final também há um apêndice com os deuses gregos e romanos.

Os contos são narrados com uma linguagem mais atual, em que você poder ler e compreender sem se perder e numa ordem coerente. Não há muitos detalhes ou informações extras para estudo, o objetivo deste livro não é ser muito aprofundado, mas sim dar uma base e trazer de forma simples os contos para aqueles que desejam começar a aprender, ou que simplesmente buscam lê-los em uma leitura mais prazerosa e não técnica.

O envolvimento é imediato, justamente pela narrativa ser conduzida de forma a cativar o leitor. Então para aqueles que querem começar a conhecer os mitos, ele é ótimo. Eu buscava um livro justamente assim, que fosse claro, simples, porém que trouxesse sem grandes perdas as histórias da antiguidade clássica, em um compilado bem estruturado e acessível.

Acredito que se você é professor em uma escola, você pode trazer para sala de aula os contos aqui apresentados. E se você é assim como eu, um curioso, acredito que este livro pode satisfazer essa nossa curiosidade, servindo como uma boa base introdutória. Schwab soube como costurar e recontar esses mitos com grande maestria, não é atoa que este livro tornou-se uma grande obra reconhecida e popular na Alemanha.

Mais que indicado! As mais belas histórias da Antiguidade Clássica é uma introdução agradável, simples e não menos bela da Mitologia. Pode ler sem medo, pois, com certeza, é um livro que além de servir como ótima fonte de conhecimento inicial na área, sabe envolver, não deixando de lado a boa qualidade literária em suas linhas.

Leia também

1 comentários

  1. anotando este livro na minha agenda para procurar saber mais depois, sou educadora e quero usá-lo no meu dia a dia!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011