Resenha: Tudo o que você precisa saber sobre Psicologia

by - sábado, abril 04, 2015

Autor: Paul Kleinman
Páginas: 256
Ano: 2015
Editora: Gente

Talvez sua cabeça não seja simples e clara, mas este livro é!
Não importa se você está procurando por uma forma de começar a estudar Psicologia para depois se aprofundar, ou se simplesmente tem curiosidade em identificar as neuroses dos seus amigos, este livro possui as respostas sobre a mente humana que você não compreende ao acessar artigos acadêmicos.
Em uma revisão rápida e completa da Psicologia moderna, entenda as teorias mais importantes, os experimentos marcantes, as definições de síndromes e fenômenos sem precisar sofrer. Tudo isso ainda acompanhado de um resumo sobre a vida e as descobertas dos maiores nomes da Psicologia como Freud, Jung, Skinner, Maslow e muitos outros.
Embarque nessa jornada sobre a profundidade de nossa existência, questione o poder da consciência e o que nos torna humanos em um mundo tão cheio de variáveis. Aprenda com aqueles que moldaram nosso conhecimento sobre nós mesmos e ainda tenha a oportunidade de fazer os testes psicológicos mais clássicos – em uma linguagem fácil e divertida. Alguns dos temas que você encontra aqui: Sonhos, Hipnose, Teorias de liderança, Teorias da inteligência, Memória, Efeito espectador, Lados direito e esquerdo do cérebro, Informações sobre os maiores autores de Psicologia.

Sou apaixonada por Psicologia, sempre digo que depois de Letras, essa área é minha segunda paixão. Sempre que posso leio coisas relacionadas a área, e só posso dizer que ao longo desses anos isso me ajudou e muito. Então, claro, não podia deixar de conferir este lançamento da Editora Gente, "Tudo o que você precisa saber sobre Psicologia".

Neste livro as principais teorias dos maiores nomes da área, como Freud, Jung, Skinner, etc, estão presente em uma linguagem simples, objetiva e sem enrolações. Geralmente pode haver dificuldades de entendimento quando nos encontramos perante textos originais desses autores, o que nos faz quebrarmos um pouco a cabeça para raciocinar, porém nesta obra, as explicações são claras e fáceis de entender inclusive para aqueles que estão começando seus estudos ou assim como eu, são apenas curiosos da área.

Não há muito aprofundamento, é um livro mais singular, porém também rico em conteúdo. Sua boa diagramação facilita a leitura, a narrativa é envolvente mesmo para um conteúdo mais técnico, o que torna a obra interessante e prática para todos aqueles que desejam adentrar um pouquinho mais na mente humana.

Logicamente só este exemplar não basta para você ter um conhecimento completo sobre cada tópico, mas podem lhe auxiliar na compreensão básica sobre o funcionamento de nossa mente, levando a uma reflexão interior. Sempre digo que ao estudar psicologia acabamos nos voltamos a nós mesmos, e se assim desejarmos e nos permitirmos, passamos a nos entender um pouco mais, vendo sentidos em coisas que antes não víamos. Além de ficarmos com o senso de percepção de comportamento humano um pouco mais apurado.

Você pode sim ter algumas respostas com esse livro, ele é divertido, fácil, e também instigante por nos querer fazer ler e entender mais. É um pouco ousado afirmar que ele nos dá todos os esclarecimentos, a meu ver isso não acontece, pois para tal é preciso um estudo mais aprofundado. Mas ele é um bom guia para início básico desses estudos e também para saciar parte de nossa curiosidade na área.

Qualquer pessoa pode lê-lo, percebe-se que o livro foi desenvolvido de uma forma mais acessível para que todos o consigam entendê-lo com facilidade. Então se você tem receio nesse campo, não precisa ter mais. Foi uma leitura agradável, e mesmo já conhecendo parte do que ali encontrei, ainda assim valeu a pena relembrar.

Leia também

1 comentários

  1. acho interessante ter esses livros como complementares, garantindo uma linguagem mais fácil, mas não menos interessante para compreender
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011